Quinta, 24, Junho, 2021
Geral 3, junho, 2021

Embratur afirma que João Pessoa está inserida nas estratégias de ampliação do fluxo de turistas

thumb

O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Carlos Britto, afirmou, nesta quinta-feira (2), que a instituição segue de portas abertas para colaborar com a recuperação do turismo brasileiro e que vem fomentando estratégias para a ampliação de turistas no País na retomada da economia e que João Pessoa está incluída. Brito recebeu em audiência o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, e o secretário executivo, Ferdinando Lucena. Na oportunidade, foram discutidas ações conjuntas para promoção e divulgação da Capital paraibana como destino turístico na retomada econômica.

O encontro contou ainda com a presença do Gerente de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, André Reis.

De acordo com o secretário, “a Secretaria de Turismo tem se posicionado firme na prioridade de ampliar a promoção e divulgação do destino “e o apoio da Embratur será fundamental para o reposicionamento da Capital paraibana na retomada econômica”. Daniel Rodrigues e Ferdinando Lucena participaram, em Brasília, do Fórum das Secretarias de Turismo das capitais, promovido pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), na terça-feira (1º).

Durante o encontro, foram discutidos temas como posicionamento de produtos turísticos dos municípios, Cadastur, infraestrutura turística, ordenamento territorial, qualificação turística, promoção dos destinos, governança, inteligência competitiva e perspectivas da retomada econômica do turismo nas capitais brasileiras.

A agenda dos dois secretários na capital federal foi intensa durante toda a semana. Na quarta-feira (2), estiveram reunidos com o diretor de Infraestrutura, Ricardo Caiado, e a chefe de gabinete, Márcia Maciel, do Ministério do Turismo, para discutir ações no sentido de implementar melhorias estruturais para o turismo da Capital paraibana.

“Reforçamos o interesse de requalificação dos acessos das praias do Litoral Sul de João Pessoa e pleiteamos a implantação de totens inteligentes, sinalização turística e píers para a orla marítima e para o Centro Histórico, projetos que serão fundamentais para o fortalecimento do turismo náutico da cidade”, afirmou Daniel Rodrigues.

Ainda no Ministério do Turismo, os secretários se reuniram com a diretora de Qualificação do Turismo, Neuza Lucena, oportunidade em que trataram da necessidade da parceria para investimentos federais e municipais na capacitação e qualificação profissional para trabalhadores, empreendedores e formação de mão de obra para o mercado de turismo de João Pessoa.

“Nosso objetivo é melhorar a qualidade dos serviços, contribuindo para melhorar o turismo como atividade geradora de emprego, renda e inclusão social. O setor turístico é considerado uma das áreas em que o ser humano jamais poderá ser substituído em suas ações de atendimento ao turista, daí a prioridade da Setur em treinar nossos prestadores de serviços para gerar melhores oportunidades para a Capital paraibana”, pontuou Daniel Rodrigues.

Após as reuniões no Ministério do Turismo, os secretários cumpriram agenda com a gestora de turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Marta Feitosa. O objetivo é estreitar o relacionamento institucional com a liderança municipalista nacional e conhecer o trabalho realizado junto ao segmento, além de encontrar possibilidades para articular o desenvolvimento do turismo, levando oportunidades e investimentos para a capital paraibana.

Também foram recebidos pelo deputado federal Efraim Filho, quando discutiram projetos junto com a Comissão de Turismo da Câmara Federal. “Destaquei que o turismo passou a ser considerado uma pauta prioritária para a Prefeitura de João Pessoa, por ser uma importante ferramenta para a retomada da economia. O prefeito Cícero Lucena está empenhado em investir sistematicamente para que o turismo na capital cresça e contribua ainda mais para o desenvolvimento econômico”, afirmou.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP