A Casa da Criança com Câncer, que acolhe cerca de 120 pacientes em tratamento contra a doença, foi beneficiada com R$ 60 mil destinados pelo vereador Bosquinho (PV) através de Emenda Cidadã. O anúncio da liberação dos recursos pelo prefeito Cícero Lucena foi feito durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta terça-feira (27).
“Imagine uma criança, em seus primeiros anos de vida, sendo diagnosticada com câncer. A Casa da Criança com Câncer acolhe esses pacientes há 18 anos. Hoje, eu poderia deixar de vereador e já me sentiria contemplado por ter contribuído com um trabalho tão sério”, revelou o parlamentar.
Bosquinho lembrou que a instituição foi fundada pelo médico Gilson Guedes, falecido, que inicialmente abrigava crianças em tratamento contra o câncer em sua casa. “Na condição de médico, Dr. Gilson não se conformou em ver crianças pernoitando em bancos de concreto, embaixo de pés de castanhola após serem liberadas do atendimento e não terem para onde ir. Então, ele disponibilizava sua residência para elas pernoitarem”, revelou.
O parlamentar ainda destacou a importância de as Emendas Cidadãs estarem sendo respeitadas. “Em anos anteriores tentamos colocar recursos para instituições como essa, que vivem da filantropia, e não tivemos sucesso. Agora temos a felicidade de, por dois anos consecutivos, vermos nossas emendas sendo executadas. Entregamos, mais uma vez, essa ajuda a uma instituição que vem sofrendo bastante após a pandemia, porque com a atual situação econômica do nosso país as pessoas não têm mais como ajudar, e essas casas padeceram. Graças a Deus temos um prefeito sensível a essas causas”, agradeceu Bosquinho, reforçando que as emendas impositivas são fruto das demandas populares.
Casa da Criança com Câncer
A instituição, dirigida por Gilvandro Guedes – filho do médico fundador, acolhe 120 crianças em tratamento para remissão do câncer. A maioria dos pacientes é moradora de outros municípios e se hospeda no local junto aos responsáveis enquanto está na cidade. As crianças também recebem tratamento odontológico e acompanhamento escolar, e as mães podem contar com cursos profissionalizantes.
Fonte – SECOM-CMJP