Domingo, 07, Agosto, 2022
Saúde 23, julho, 2022

Entidades aderem à mobilização para melhorar coberturas vacinais na Paraíba

thumb

ASecretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu entidades públicas, representantes municipais e da sociedade civil organizada para reforçar a importância de melhorar as coberturas vacinais na Paraíba e a segurança das vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento Vacina Mais Paraíba, realizado na manhã desta sexta-feira (22), no Espaço Cultural José Lins do Rego, contou com a adesão de diversas instituições.

A secretária de Saúde do estado, Renata Nóbrega, chamou a atenção para os dados do Ministério da Saúde que apontam queda da cobertura vacinal não somente na Paraíba, mas em nível nacional, o que pode trazer consequências sérias para a saúde pública. “O que nós queremos é sensibilizar a sociedade a respeito da necessidade de cumprir o calendário vacinal e estar com a caderneta de vacinas em dia. A baixa adesão às vacinas, sobretudo as de rotina, não é um problema só da Paraíba, é uma questão nacional, que vemos crescer por diversos motivos, como a desinformação. Com as baixas coberturas podemos ter reintrodução de doenças e epidemia de agravos preveníveis com vacina”, ressaltou.

A presidente do Conselho Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PB), Soraya Galdino, reforçou o apelo à sociedade observando que o Brasil já foi destacado como referência em vacinação, enquanto o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-PB), Eduardo Cunha, comentou que é preciso reavivar a crença da sociedade nas vacinas.

Dentro da temática a Associação Paraibana de Imprensa (API) se posicionou para aderir à mobilização. “Nós sabemos a importância de levar informação sem Fake News para a população, sabemos da importância do trabalho da imprensa agora na vacinação contra a covid e é fundamental levar a informação sobre a segurança das vacinas e a importância delas para a saúde”, destacou Marcos Weric, presidente da API.

Para impulsionar as coberturas vacinais na Paraíba, a SES vem realizando ações junto aos municípios e investindo em qualificações profissionais, por meio do Programa de Bolsas de Aperfeiçoamento, da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP – PB), uma qualificação voltada para enfermeiros com experiência em saúde pública e imunização. Nos próximos meses também serão realizados os “Dia D” de vacinação para a atualizar a caderneta de vacina de todas as idades. Mais de mil salas de vacina em todo o estado estarão abertas nos dias 30 de julho, 27 de agosto e 24 de setembro.  

No evento Vacina Mais Paraíba estiveram presentes ainda representantes das Secretarias de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento Humano, da Pastoral da Criança, da Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP), do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) da Sociedade Brasileira de Infectologia na Paraíba (SBI) e da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). 

Fonte – SECOM-PB

Foto – Ricardo Puppe