Domingo, 07, Agosto, 2022
Geral 27, julho, 2022

Festa das Neves começa nesta quarta-feira com apresentação do Padre Fábio de Melo

thumb

A 437ª Festa das Neves começa oficialmente nesta quarta-feira (27). A abertura da festa será com a celebração da Santa Missa, às 18h30. Já às 20h30, tem apresentação do Padre Fábio de Melo, no Parque Solon de Lucena. O evento segue até 05 de agosto, aniversário de João Pessoa e dia da padroeira Nossa Senhora das Neves.

Nesta edição, uma das novidades é a encenação da peça O Milagre das Neves, a partir da quinta-feira (28). O espetáculo mobiliza mais de 100 profissionais entre artistas e técnicos. Os figurinos e cenários para o espetáculo, que será encenado até o dia 31 de julho, às 20h, na Catedral Basílica, estão sendo criados por costureiras e artistas visuais, sob o olhar de Sanzia Márcia e Geóstenys Melo.

A equipe está produzindo, no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) da UFPB, cenário, adereços e figurinos que os artistas vão usar na peça, escrita e dirigida pelo teatrólogo Tarcísio Pereira e compõe a programação da 437ª Festa das Neves.

Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, disse que a festa foi muito conversada com a Arquidiocese da Paraíba, por meio da Catedral de Nossa Senhora das Neves. Ele afirmou que a experiência construída resgata os valores religiosos, mas também de formação da cidade de João Pessoa.

“Pela primeira vez, estamos contando a história de Nossa Senhora das Neves através do teatro, uma ação que está dinamizando a cena teatral da cidade e trazendo um aspecto novo para a festa. Estamos construindo uma narrativa histórica importante, que a cidade ainda não teve. Isso é gratificante”, avaliou.

Com esse trabalho, a Funjope mostra como o espetáculo mobiliza profissionais de teatro, cenografia, figurino, objetos, iluminação, além dos 82 atores e atrizes no palco. Somados à equipe técnica e de criação, há mais de uma centena de profissionais envolvidos, entre eles, 21 atores, 24 coralistas, 20 instrumentistas, um regente e 16 bailarinos.

Programação – Promovida pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), a Festa das Neves acontece de 27 de julho a 05 de agosto, com missas de 1º a 05 de agosto, na Catedral, às 18h30. No Parque Solon de Lucena, os shows acontecem de 28 de julho a 05 de agosto. Também fazem parte da programação as exposições artísticas e oficinas.

O evento conta ainda com a participação da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa e 24 cantores profissionais convidados para o coro de O Milagre Das Neves.

A programação completa está disponível neste link.

Ficha técnica do espetáculo ‘O Milagre das Neves’

Texto e direção – Tarcísio Pereira

Diretor assistente – Flávio Melo

Música original do maestro e compositor Eli-Eri Moura

Arranjos e preparação de coro – Marcílio Onofre

Regência da Orquestra Municipal Nossa Senhora das Neves – Rogério Borges

Coreografias: Evana Araújo e Denilce Regina

Direção de arte (figurinos, cenário e adereços) – Geóstenys Melo e Sânzia

Márcia

Caracterização – Willams Muniz, com execução de Romilson Rodrigues e

Fernando Bernardo

Desenho de luz e operação – Eloy Pessoa e Fabiano Diniz

Gravação e produção de áudio – Stúdio Pindorama

Técnico de gravação, mixagem e operação – José Newton Filho

Auxiliar técnico – Yan Almeida

Produção executiva – Washington Serafim

Elenco

Kamila Oliveira

Márcio De Paula

Eva Cristie

Puama Sheila

Humberto Lopes

Ivonaldo Rodrigues

Ana Paula Alves

Myrthia Guimarães

Aymê Vasconcelos

Bruno Fonseca

Osvaldo Travassos

Valmar Pessoa

Omar Brito

Carlos Branco

Willam’s Muniz

Allcemy Araújo

Cmleiton Teixeira

Marcos Vinícius

Palmira Palhano

Chris Maurício

Hermano Queiroz

  • Fonte – SECOM-JP