sábado, 22 de junho de 2024
Saúde 3, outubro, 2023

Governo da Paraíba lança campanha de prevenção do câncer de mama nesta quarta-feira

thumb

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES)/Coordenação de Saúde da Mulher e do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), lança nesta quarta-feira (4), às 9h, a Campanha do Outubro Rosa 2023 – alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem como o tema “Quem cuida, ama”. O evento será na sede do CEDC, na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, 600.

Durante a campanha serão distribuídas diariamente, no mês de outubro e extensiva também ao mês de novembro, 100 fichas para exames de mamografia, ultrassonografia mamária, consulta especializada com mastologista, punções e biópsias mamárias. Além dos serviços voltados à saúde da mulher, a programação também terá rodas de conversas, tenda da beleza, sorteios de brindes, entre outras atividades integrativas.

A diretora-geral do CEDC, Roseane Machado, explicou a importância de conscientizar a população acerca do câncer de mama, principalmente quanto ao diagnóstico precoce, já que há 90% de chance de cura quando a doença é identificada no estágio inicial.

“A importância desse movimento, que é em nível mundial, é exatamente conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce. Então, quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, mais chance de ser curado. Inclusive, até o próprio tratamento será menos agressivo. Às vezes, não precisa nem fazer quimioterapia”, pontuou.
A diretora reforçou ainda que todo exame de mamografia e/ou ultrassonografia realizado no estado, que resultou em nódulo mamário suspeito para câncer, receberá atendimento prioritário e imediato, não necessitando de protocolos regulatórios.

Na Paraíba, em 2022, foram registrados 330 óbitos por câncer de mama, com 239 novos casos diagnosticados somente no CEDC. Este ano, já foram identificados 150 novos casos no serviço (registros de janeiro a agosto). Os dados atuais mostram que no estado houve um aumento da doença em mulheres cada vez mais jovens. Para o triênio 2023/2025, o Instituto Nacional de Câncer estimou 1180 casos novos para cada 100 mil paraibanos, sendo 210 para João Pessoa.

Referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino, o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer oferece continuamente serviços como consulta especializada com mastologista, mamografia digital, ultrassonografia mamária, punção aspirativa por agulha fina, biópsia de mama através de procedimento minimamente invasivo, anatomopatológico (exame que vai confirmar ou não se a lesão é positiva para câncer).

A Campanha do Outubro Rosa é um movimento que ocorre durante todo o mês e visa conscientizar e disseminar conteúdos a respeito da prevenção e do tratamento do câncer de mama, incentivando as mulheres a realizarem a mamografia e o seu autoexame.

Fonte – SECOM-PB