sábado, 13 de agosto de 2022
Política 27, janeiro, 2022

Governo encerra debate para formulação dos planos de enfrentamento da violência e de políticas públicas para jovens

thumb

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva da Juventude, encerrou, nesta quinta-feira (27), em Campina Grande, os encontros com jovens paraibanos para a construção do Plano Estadual de Enfrentamento das Violências e do Plano Estadual Decenal de Políticas Públicas para Juventude.  As discussões, que tiveram início em novembro de 2021, agora passam para uma nova fase de estruturação das propostas.

A secretária executiva da Juventude, Rafaela Camaraense, participou dos encontros dialogando e ouvindo os pleitos de jovens de diversos municípios. “Tivemos uma enorme participação da juventude paraibana e isso para nós é motivo de orgulho, por saber que os jovens estão se preocupando com as causas do estado e com o seu futuro. O Governo tem o compromisso agora de formular as propostas, reunindo os pleitos apresentados pelos jovens dos municípios paraibanos. Agora, vamos reunir todas as demandas num único documento, que será entregue ao governador João Azevêdo e ao presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino”, destacou.

Antes de encerrar os debates em Campina Grande, a comitiva da Secretaria Executiva da Juventude realizou um encontro em Guarabira, na terça-feira (26). Lá a secretária Rafaela Camaraense ouviu os jovens da cidade e ainda dos municípios de Alagoinha, Cuitegi, Bananeiras, Sertãozinho e Pirpirituba. “Tivemos uma presença importante de líderes jovens, de representantes do Centro Acadêmico de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e de outras faculdades, de grêmios estudantis e de outros setores. Teremos um documento importante que vai balizar as ações e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a juventude”, disse Rafaela Camaraense. 

Em Campina Grande, participaram das discussões lideranças do Movimento Estudantil Secundarista e Superior, representantes das juventudes partidárias, do esporte, socioeducandos, jovens ligados à cultura, além da vereadora Jô Oliveira. Também esteve presente a educadora do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste, Iris Silva, o gerente do Orçamento Democrático estadual, Célio Alves, representantes da UEPB e outras jovens lideranças de municípios próximos à Rainha da Borborema.

De acordo com Rafaela Camaraense, a construção do Plano acontece por meio de uma parceria com o Serviço da Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE) e o Orçamento Democrático Estadual. “O Governo do Estado tem trabalhado para garantir igualdade de oportunidades para a juventude e o Plano Estadual vai fortalecer ainda mais essa iniciativa”, destacou.

Outros encontros com a juventude aconteceram nos municípios de Patos e Juru, no Sertão paraibano. Lá ainda participaram jovens dos municípios de Emas, Mãe D’água, Santa Luzia, São Mamede, Imaculada, Maturéia, Catingueira, Princesa Isabel, Tavares, Manaíra e Santana de Mangueira.

Fonte: SECOM/PB

Foto: SECOM/PB