Quinta, 30, Junho, 2022
Saúde 14, junho, 2022

Hemocentro da Paraíba lança Campanha Junho Vermelho nesta terça-feira

thumb

O Hemocentro da Paraíba lança oficialmente, nesta terça-feira (14), quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, a Campanha Junho Vermelho, que reforça a importância de salvar vidas. Na ocasião, o Hemocentro aproveitará para parabenizar todos os doadores e sensibilizar aqueles que nunca doaram sobre a importância do ato voluntário, solidário e altruísta.

Segundo a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, a Hemorrede Estadual, constituída também pelo Hemocentro Regional de Campina Grande e os Hemonúcleos de Guarabira, Patos, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Piancó e Itaporanga, terão uma programação especial para os doadores.

A diretora explica que sangue e hemoderivados seguros, bem como sua transfusão, salvam vidas e melhoram a saúde e a qualidade de vida de muitos pacientes. “No momento, os tipos sanguíneos A- e O- são os que mais necessitamos, porém todos os demais tipos são bem-vindos”, pontuou a diretora. 

Shirlene Gadelha esclarece que o sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais e de pacientes com doenças de coagulação.

Apesar das ações de incentivo à doação de sangue, os desafios para manter os estoques dentro de patamares confortáveis são diários. A chegada do inverno e o aumento das doenças respiratórias registrados nesta época do ano acentuam as dificuldades na captação de doadores. Além disso, nos Estados do Nordeste, os festejos juninos e as férias escolares tradicionalmente são épocas propícias para viagens e passeios, deixando o doador de frequentar o banco de sangue

Para reverter este cenário, a campanha Junho Vermelho, que se estenderá até o final do mês, convida mais e mais pessoas para  se tornarem salvadoras de vida, oferecendo-se voluntariamente para doar sangue de modo regular.

PARA DOAR É NECESSÁRIO:

  • Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 devem estar acompanhados do representante legal
  • A primeira doação deve ser realizada até os 60 anos
  • Pesar acima de 50kg
  • Estar saudável
  • Apresentar um documento oficial e original com foto e a carteira de vacinação contra a Covid-19
  • Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas duas horas que antecedem a doação
  • Não fumar duas horas antes da doação e não ingerir bebida alcoólica nas últimas 24 horas
  • As doações podem ser agendadas pelo WhatsApp (83) 3133-3473.
  • O Hemocentro Coordenador de João Pessoa e o Hemocentro Regional de Campina Grande atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7h às 12h. Por sua vez, os hemonúcleos distribuídos pelo Estado atendem de segunda a sexta das 7h às 12h.

Fonte: SECOM/PB