Quinta, 30, Junho, 2022
Saúde 31, maio, 2022

Hospital Arlinda Marques retoma atendimentos em todas as áreas nesta terça-feira

thumb

OHospital Arlinda Marques retoma a normalidade dos atendimentos nesta terça-feira (31), e os pacientes que tinham agendamento do dia 24 a 30 de maio poderão remarcar as consultas na unidade. A definição da retomada aconteceu nesta segunda-feira (30). Durante a semana anterior, os atendimentos foram suspensos para realização de intervenções com o objetivo de sanar problemas que ocorreram na rede de esgoto nas proximidades do hospital. Com as medidas adotadas, quatro leitos da área amarela também terão o funcionamento normalizado.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) trabalhou em parceria com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para desobstruir as redes de esgoto, onde serão realizadas manutenção e limpeza periódicas. Ainda foram instaladas válvulas retentoras e suspiros na caixa de esgoto sanitário, para evitar o retorno de gases pelo sistema. 

Também foi providenciada uma régua de medição na caixa d’água para monitorar a elevação do nível, uma vez que este evento pode estar relacionado com bloqueio de fluxo e acúmulo de gases. A área afetada passou por uma revitalização com manutenção e pintura. Além disso, a Universidade Federal da Paraíba (UBFB) e a Cagepa colheram amostras dos ralos de todos os ambientes do setor afetado para análise e amostras dos efluentes presentes nas caixas de desague.

O secretário executivo de Saúde, Jhony Bezerra, destaca que a unidade retoma os atendimentos no momento em que apresenta excesso de ocupação. “A situação foi regularizada. Na verdade, não houve vazamento de gás, se tratava de um congestionamento na rede de esgoto que foi resolvido pela Cagepa e Seinfra. O Hospital Arlinda Marques passa por uma sobrecarga de ocupação de leitos, isso é esperado nesse momento de aumento de casos de síndromes respiratórias, já que a unidade é porta aberta e atende casos de alta complexidade”, observou.

Em breve, o Hospital Arlinda Marques passará por uma reforma que será iniciada a partir do momento que a unidade for transferida para um local temporário. Um novo espaço vai abrigar o hospital temporariamente e a previsão é realizar a adaptação predial ainda em 2022 e oferecer os atendimentos da unidade neste novo espaço enquanto durar a reforma. Além do investimento em estrutura e equipamentos, também haverá ampliação no número de leitos e bloco cirúrgico para a unidade.

Fonte -SECOM-PB