segunda-feira, 29 de abril de 2024
Saúde 13, julho, 2023

Hospital de Coremas lança projeto Parto e Afeto, e presenteia mães com primeira foto de seus filhos

thumb

O nascimento de um filho é um momento marcante para toda mãe e foi pensando numa forma de materializar a lembrança deste instante que o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, lançou, nesta quarta-feira (12), o projeto ‘Parto & Afeto’. A ação contempla as mães que fizeram parto na unidade com uma foto delas com seus filhos ainda no ambiente hospitalar.

“A partir de hoje, todas as mães que tiverem filho na unidade receberão uma fotografia para guardar de recordação. Essa é uma ação carinhosa que reforça a humanização do nosso serviço”, afirma a diretora geral, Josielma Oliveira, idealizadora do projeto. Entre janeiro e junho deste ano, a Maternidade de Coremas realizou 34 partos.

Maria Cláudia Soares da Silva Macena, de 20 anos, mãe pela primeira vez, foi a primeira a receber a fotografia. A pescadora, que mora em Coremas, no bairro Alto da Boa Vista, teve Analu da Silva Macena, na terça-feira (11) à tarde, de parto cesareano porque não teve dilatação para o procedimento normal. Analu nasceu saudável, com 44cm e 2,680kg. “Estou bem tranquila, fui muito bem atendida aqui e gostei da novidade de sair do hospital levando além de minha filha, uma fotografia deste momento inesquecível”, disse ela. Ela chegou à maternidade neste dia 11, para uma avaliação, que culminou com uma indicação do parto no mesmo dia. Mãe e filha passam bem e tiveram alta nesta quarta-feira.

A segunda mãe a ser contemplada com o projeto Parto & Afeto foi Maria do Desterro Ferreira, de 34 anos. Ao contrário da primigesta Maria Cláudia, Maria do Desterro já tem ampla experiência como mãe. Angelo Gabriel, que nasceu com 47 cm e pesando 3.045kg, também neste dia 11, é o quinto filho da agricultora, moradora da zona rural de Coremas. Os quatro primeiros filhos, ela também teve na Maternidade de Coremas, mas os partos foram normais. Já o procedimento de Angelo Gabriel foi cirúrgico, o que permitiu a paciente realizar uma laqueadura após o parto. “Gostei da novidade de receber uma foto do meu filho. Os outros não tiveram esse presente, mas agradeço a atenção e cuidado que sempre tiveram comigo aqui”, disse Maria do Desterro, que também teve alta nesta quarta-feira.

Fonte – SECOM-PB