Domingo, 07, Agosto, 2022
Saúde 18, julho, 2022

Hospital Metropolitano oferta mais de mil consultas mensalmente e exames eletivos no ambulatório

thumb

O Ambulatório do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação PB Saúde, realiza atendimentos médicos nas especialidades de cardiologia e neurologia, de segunda a sexta-feira. Todos os pacientes atendidos no ambulatório partem de uma demanda regulada por meio da Secretaria Estadual de Saúde, que analisa o caso de cada paciente e o encaminha, quando ele se enquadra no perfil de serviços do hospital.

A instituição oferta mensalmente mais de 1.100 vagas, entre consultas cardiológicas, neurológicas e de arritmologia. Para ter acesso ao serviço, a coordenadora do Ambulatório, Patrícia Monteiro, esclareceu que os pacientes precisam se enquadrar no perfil das consultas, seja para atendimento pediátrico ou adulto. “É importante deixar claro que o Hospital Metropolitano possui um perfil de média e alta complexidade, sendo a maioria dos atendimentos cirúrgicos, por isso o paciente precisa apresentar APAC (Autorização de Procedimentos Ambulatoriais), emitida pela unidade de saúde que iniciou o atendimento, de qualquer município paraibano. O usuário deve levar a APAC para a regulação do seu município, lá será enviado um e-mail com a solicitação para Regulação Estadual que irá referenciar a demanda para nosso ambulatório. No caso dos usuários que residem em João Pessoa, basta ir direto à Regulação Estadual para realizar a solicitação”, explicou Patrícia. 

No ambulatório do Metropolitano também são realizados exames, com oferta de mais de 400 vagas por mês, entre Holter, Teste Ergométrico, Eletroencefalograma e Eletroneuromiografia. “Para ter acesso, o usuário deve realizar o mesmo procedimento, estar com a guia APAC e se dirigir à regulação do seu município”, observou a coordenadora. 

A estrutura do ambulatório conta com 17 salas para atendimento médico nas especialidades de Cardiologia e Neurologia, atendimento da equipe multiprofissional, estabilização, consulta de enfermagem, coleta e realização de exames. Além de tudo, o hospital reservou um consultório exclusivamente para atendimento de consultas pediátricas, que são realizadas em uma sala equipada com ambiente acolhedor e humanizado.

Para suprir essa demanda de atendimentos e exames, o diretor do hospital, Gilberto Teodozio, pontuou que a unidade dispõe de especialistas das áreas médicas e multiprofissionais. “Nosso quadro é composto por cirurgiões cardiovasculares, cardiologistas clínicos, arritmologistas, cardiopediatras para tratar cardiopatia congênita, além de um cardiologista exclusivo para atendimento aos pacientes pré-transplantes. Já a equipe de Neurologia é composta por neurocirurgiões, neurologistas clínicos, eletroneurofisiologistas e eletroencefalografistas. Além da equipe multiprofissional composta por enfermeiros, nutricionistas, odontólogos, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, sempre prezando pela qualidade e humanização do atendimento”, destacou o gestor.

Vale ressaltar que exclusivamente os pacientes que já possuem a indicação ao transplante cardíaco emitida por um cardiologista clínico, podem entrar em contato por meio do telefone (83) 3229-9157, para ter acesso aos atendimentos e exames que são realizados no Ambulatório. 

Fonte: SECOM/PB

Foto: SECOM/PB