terça-feira, 28 de janeiro de 2025
Saúde 27, abril, 2024

Hospital Regional de Picuí inicia a realização de cirurgias bariátricas pelo Opera Paraíba

thumb

OPrograma Opera Paraíba iniciou, nesta sexta-feira (26), a realização de cirurgias bariátricas no Hospital Regional de Picuí. O procedimento de alta complexidade utilizou videolaparoscopia avançada para a realização de sete cirurgias bariátricas. O programa é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, que tem o objetivo de facilitar o acesso e reduzir o tempo de espera da população por cirurgias eletivas.

O diretor-geral do Hospital Regional de Picuí, Pedro Mota, destacou a importância da inclusão de cirurgias bariátricas por videolaparoscopia no escopo de serviços oferecidos pelo Hospital Regional de Picuí, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e do programa Opera Paraíba, e disse que o hospital está preparado para realizar procedimentos de alta complexidade, atendendo a uma demanda histórica da população do Curimataú. “Estamos prontos para enfrentar esse novo desafio com determinação e dedicação”, afirmou, ressaltando o compromisso da equipe em oferecer cuidados de qualidade e acessíveis a todos os cidadãos.

Um exemplo é o caso do técnico em radiologia Luis Carlos de Almeida, de 42 anos, morador do município de Cuité. Ele revelou que foi na pandemia que se deu conta dos riscos da obesidade e viu no Programa Opera Paraíba uma oportunidade de ter uma vida nova. “Acho que quando a gente percebe que depois de muitos anos que a gente luta contra obesidade, que não consegue ir sozinho, que se dá conta do quanto é difícil de manter o foco, a constância, depois de muitos anos de luta e do efeito sanfona, de várias e várias situações externas que também acontece, é preciso uma oportunidade como essa”, explicou Luis Carlos.

A cabeleireira Janaina Araújo da Costa, de 44 anos, moradora do município de Picuí, luta contra a obesidade há alguns anos, com perda de peso por meio de dietas, porém uma grande perda familiar foi o gatilho para o ganho de peso. Foi em uma consulta para tratar da dor nos braços que a médica a orientou para a cirurgia. “Já fui obesa quatro vezes com essa. Por três vezes eu consegui perder peso com a dieta, né? Inclusive, na última dieta eu perdi 41 kg e fiquei com 63. Então, depois que eu perdi a minha mãe, eu fiquei com meu emocional abalado e comecei a engordar, quando eu vi, já tava com 115 kg. Durante a consulta, a médica me orientou a fazer a cirurgia. A obesidade fica prejudicando o meu trabalho, fico com inchaço, cansada, chegava à noite e eu não tinha mais disposição para fazer nenhum tipo de exercício”, contou Janaína, que já faz os planos para retomar a sua vida: “vou me exercitar e usar a minha mãe como inspiração, já que ela tanto me incentivou a ter uma vida mais saudável”.

A cirurgia bariátrica realizada pelo Opera Paraíba conta com dois tipos de procedimentos: o Sleeve e o Bypass. O Sleeve Gástrico é feito com o objetivo de tratar a obesidade mórbida, consistindo na remoção da parte esquerda do estômago, o que faz com que exista uma diminuição da capacidade do estômago para armazenar comida. Já o Bypass Gástrico ou Gastroplastia com Derivação Intestinal em Y de Roux (Capella), consiste na redução do tamanho do estômago e na alteração do intestino, diminuindo o espaço disponível para a comida e reduzindo a quantidade de calorias absorvidas.

Antes do paciente realizar as cirurgias, ele é atendido por uma equipe multidisciplinar e todas as dúvidas e receios sobre o procedimento são esclarecidos, além das orientações sobre o pré e pós-operatório, exames necessários, dietas, tipos de procedimentos cirúrgicos, uso de medicamentos e consulta personalizada para que cada paciente passe pela cirurgia mais adequada e tenha o melhor resultado pós-operatório.

As cirurgias bariátricas começaram a ser realizadas no Opera Paraíba em 2022, no Hospital de Clínicas, em Campina Grande. Atualmente, as intervenções são realizadas no Hospital do Servidor Edson Ramalho e na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa; no Hospital Regional de Sousa, em Sousa ;no Hospital e Maternidade Santa Filomena, em Monteiro e, agora, no Hospital Regional de Picuí. Para participar do programa, o encaminhamento é realizado por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) das Secretarias de Saúde de cada município. Também é possível se cadastrar pelo site https://operaparaiba.pb.gov.br/ .

Fonte – SECOM-PB