Com o objetivo de sensibilizar e informar a população sobre a importância de uma adoção responsável de cães e gatos foi que o Governo da Paraíba, por meio da Gerência Operacional Políticas Públicas da Causa Animal da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, neste sábado (18), o IV Evento de Educação, Cuidados e Adoção Animal.
A ação teve como finalidade promover a adoção responsável de cães e gatos que vivem em lares temporários, bem como educar o público sobre o tema, visando reduzir o abandono e o sofrimento animal. Na ocasião, foram ofertados testes rápidos de leishmaniose, vacinação antirrábica e vermifugação para cães e gatos. O evento aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Mariano, Av. Campina Grande, s/n.º, no bairro de Tibiri, em Santa Rita-PB.
O evento teve grande adesão da comunidade e resultou em mais de 10 adoções de cães e gatos, bem como na vacinação e na vermifugação de muitos animais. O momento é uma oportunidade para que cuidadores, ONGs e a comunidade em geral interessados em adotar um animal possam encontrar o pet certo para a família certa.
A chefe do Núcleo de Proteção de Animais Domésticos da SES, Ludmilla Santos, explicou que o evento é uma ação do programa Paraíba Pet para orientar a adoção responsável e os cuidados que os futuros tutores devem ter com os animais, além dos serviços oferecidos aos animais e aos tutores. “Estamos gratos por poder realizar essas ações e ajudar os animais na Paraíba. A gente está bem surpreendida com a adesão da comunidade aqui de Santa Rita à causa animal, nós disponibilizamos 60 doses de vacinação e foi tudo muito rápido, também tivemos a adoção, já tem mais de 10 animais adotados e pessoas continuam na fila para adotar, e a adoção responsável é o nosso objetivo principal, porque desafoga a demanda dos protetores independentes e das ONGs que a gente trouxe para o evento”, completou.
A recepcionista Alessandra Lopes aproveitou a tarde de sábado para adotar um filhote de cachorro, apoiou a iniciativa da SES e achou importante promover a saúde dos animais. “Adotei uma cadelinha filhote para demonstrar meu amor e evitar que ela tenha um futuro ruim nas ruas. Acho muito importante a Secretaria de Saúde promover eventos com diversos serviços para conscientização e cuidado com animais, pois muitas pessoas não sabem como cuidar adequadamente deles”, observou.
Já a autônoma Jeane Gomes saiu de casa com a intenção de adotar um gato para seu filho e achou importante a oferta dos serviços do evento. “Muito importante esse evento voltado para a causa animal aqui em Tibiri, pois a região carece de serviços para os animais. Adorei saber sobre a oferta de castração, pois é importante controlar a reprodução dos animais e evitar o abandono. Pretendo castrar a gatinha que adotei hoje, assim que ela crescer mais e puder ser castrada. Vou fazer meu cadastro no castramóvel, assim que seja possível”, explicou.
A agente de saúde Rizoneide Henrique levou seu cachorro Sansão para receber a vacina antirrábica. “Achei maravilhoso porque é um evento que tem muito mais do que a vacina, mas também orientações de como cuidar dos seus animais, tem a doação dos animais, tem castração. Quando eu recebi o cartaz ontem no meu grupo de agentes de saúde, compartilhei logo com meus pacientes, compartilhei no meu status do WhatsApp e o pessoal já procurou saber, então informei as pessoas o local. Acredito que vai chegar muita gente porque esses serviços são ótimos”, falou.
Ainda de acordo com a Gerência Operacional da Causa Animal, o programa Paraíba Pet promove essas ações em todo o interior do estado e não somente em João Pessoa. O programa alcança todo o interior, não só com evento de adoção e educação animal, mas também com as castrações que estão sendo realizadas pelo Castramóvel durante o Orçamento Democrático e também na gerência de Campina Grande, na região da Borborema.
Durante o evento, as pessoas também puderam realizar cadastro para castração animal que será realizada via Castramóvel, outra iniciativa do programa Paraíba Pet. Ao todo, desde a entrega do Castramóvel, em abril, já foram castrados 91 animais. Os tutores interessados em fazer castração nos seus pets precisam fazer um cadastramento prévio através de um formulário eletrônico disponibilizado pelo WhatsApp da Gerência: (83) 99348- 5015. As solicitações serão analisadas pela equipe para o agendamento das castrações. Ao preencher o documento, é importante que os tutores informem o telefone e o e-mail corretos, pois é através desses contatos que a Gerência informa a data e o horário da castração.
A programação do IV Evento de Educação, Cuidados e Adoção Animal contou ainda com serviços de saúde humana, como aferição de pressão e teste de glicemia.
Fonte – SECOM-PB