quinta-feira, 25 de julho de 2024
Economia 23, setembro, 2023

João anuncia incentivo financeiro para empreendedores da Paraíba na etapa nacional da Expofavela

thumb

governador João Azevêdo participou, nesta sexta-feira (22), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, da abertura da primeira edição da Expofavela Paraíba, feira de negócios, cujos expositores são empreendedores e startups da favela. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual anunciou a destinação de R$ 400 mil, por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia, para os 10 empreendimentos selecionados para representar o estado na etapa nacional da Expofavela.

O Governo do Estado também participa da Expofavela por meio de diversas Secretarias e órgãos, dentre elas, as Secretarias da Mulher e da Diversidade Humana, Educação, Administração Penitenciária, Ciência e Tecnologia, Empreender e Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). 

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou o compromisso do governo de apoiar iniciativas que valorizam o empreendedorismo e impulsionam o desenvolvimento econômico do estado. “Nós estamos dando um passo extraordinário nesse evento e quem vier visitar a Expofavela vai se surpreender com o que irá ver. Essa é mais uma oportunidade de descobrir talentos e para isso anunciamos um incentivo de R$ 400 mil para apoiar os 10 projetos que irão representar a Paraíba na Expofavela nacional, dando um suporte para quem se dedica e contribui com o fortalecimento da economia do nosso estado”, frisou. 

A presidente nacional da Central Única das Favelas (Cufa), Kaline Lima, agradeceu o apoio do Governo da Paraíba para a realização do evento no estado. “A gente sabe que não seria possível realizar um evento tão grandioso sem o apoio dos nossos parceiros, a exemplo do Governo da Paraíba, que também chega com esse apoio a quem vai para a Expofavela nacional, o que será fundamental para acelerar nossos negócios. Nós conseguimos trazer empreendedores com muitos potenciais, demonstrando que somos resistência, acolhimento e que a favela é potência e vamos mostrar esse potencial nesses dias de evento”, comentou. 

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, destacou a importância do evento para a economia do município. “Esse é um projeto que gera oportunidades, com inovação, tecnologia e, dessa forma, daremos nossa contribuição para uma melhor distribuição de renda e descoberta de talentos e dos potenciais que mostramos ao Brasil a partir de uma cidade mais inclusiva”, falou. 

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; Lucélio Cartaxo (diretor-técnico do Sebrae); e auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Cláudio Furtado (secretário da Ciência e Tecnologia),  Rosália Lucas (secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico), Pedro Santos (secretário da Cultura), Fabrício Feitosa (secretário executivo do Empreender) e Bia Cagliani (presidente da Funesc) estiveram presentes. 

A Expofavela – A iniciativa tem o objetivo de promover um encontro com investidores que possam acelerar os empreendimentos e gerar negócios, a partir das oportunidades que nascerão nos eventos. O evento, aberto hoje, segue até o próximo domingo (24) com entrada gratuita e um público estimado de 15 mil pessoas. 

Durante os três dias de eventos, serão realizadas palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e outras outras iniciativas criadas por moradores das favelas. 

A Expofavela Paraíba também terá as apresentações culturais do BNegão, Preto Zezé, Raull Santiago, RAPadura, Coral ‘Vozes para Liberdade, Fúria Negra, Slam Subversivas 3 Menestréis.

Fonte – SECOM-PB