sábado, 24 de fevereiro de 2024
Política 31, agosto, 2023

João Azevêdo garante apoio do governo federal para implantação do projeto Bingo

thumb

Ogovernador João Azevêdo se reuniu, no início da noite desta quarta-feira (30), em Brasília, com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ocasião em que recebeu a ratificação do apoio do governo federal para a implantação do radiotelescópio Bingo no município de Aguiar, no Sertão paraibano. 

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual destacou a importância do projeto para colocar o país em evidência no mundo no âmbito da pesquisa científica e destacou a receptividade que recebeu ao projeto durante missão na China. “Nós estamos implantando o maior radiotelescópio da América Latina. As antenas estão sendo fabricadas na China e serão instaladas no próximo ano e essa ação extremamente importante para a ciência colocará o Brasil no seleto grupo de países que fazem pesquisas espaciais. Durante nossa missão à China, avançamos nas parcerias com a Universidade Jiao Tong e temos certeza de que esse projeto alcançará o patamar merecido”, pontuou. 

Ele também evidenciou os investimentos do Governo da Paraíba em pesquisa. “Ao longo dos últimos anos, foram mais de R$ 180 milhões investidos em pesquisa, destinamos R$ 13 milhões ao projeto Bingo porque acreditamos na ciência e no potencial do nosso estado para a tecnologia e inovação”, acrescentou.  

Por sua vez, a ministra Luciana Santos reforçou o apoio do governo ao projeto Bingo. “Nós compreendemos a importância desse investimento para a ciência internacional. O Bingo entrou na declaração conjunta entre Brasil e China, é um projeto liderado por brasileiros e vamos aproveitar a vinda do ministro da Ciência e Tecnologia da China ao Brasil para fazermos uma manifestação de apoio ao Bingo”, falou.

A reunião foi acompanhada pelo secretário da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado; Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador); Adauto Fernandes (secretário executivo da Representação Institucional); Jhony Bezerra (secretário de Saúde); além do professor Élcio Abdalla (coordenador geral do projeto Bingo); e Amílcar Queiroz (coordenador do projeto Bingo). 

Projeto Bingo – O radiotelescópio Bingo, acrônimo em inglês para “Oscilações Acústicas Bariônicas em Observações Integradas de Gás Neutro”, é um equipamento que será o maior da América Latina e irá mapear as emissões de hidrogênio neutro no espaço profundo. A partir daí, usará as oscilações acústicas de bárions como régua padrão para medir a expansão do universo, colocando a Paraíba como protagonista no cenário científico internacional. 

A escolha do município de Aguiar, no Sertão paraibano, para a instalação do Bingo deu-se por ser uma região sem contaminação ou interferência de sinais de celular ou aeronaves, por exemplo.

O equipamento será fonte de conhecimento científico para pesquisas internacionais e também vai proporcionar o desenvolvimento de diversos setores na Paraíba como o turismo, a educação para jovens, a tecnologia, entre outros. O Projeto Bingo é fruto de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), o Inpe, a UFCG e instituições da China, do Reino Unido e de sete outros países. Toda estrutura física está sendo fabricada pela empresa chinesa CETC 54, a mesma empresa que construiu o maior radiotelescópio do mundo, o Fast.

Fonte – SECOM-PB