Quarta, 20, Outubro, 2021
Política 7, maio, 2021

Líder da situação defende Reforma da Previdência e afirma que Prefeitura está aberta ao diálogo

thumb

O líder da bancada de situação na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Bruno Farias (Cidadania), voltou a defender a necessidade de aprovação da proposta de Reforma da Previdência Municipal enviada pelo Executivo. Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (6), o parlamentar afirmou que “na disputa entre ideologia e ciência, a ciência deve vencer, e isso não se aplica apenas à vacina”.

“Os cálculos que apontam déficits financeiros no Instituto de Previdência Municipal são matemáticos, e matemática é ciência pura. Quando a gente se coloca contra a ciência, estamos nos colocando no mesmo papel daqueles que a gente critica”, afirmou Bruno Farias, referindo-se ao posicionamento do vereador Marcos Henriques (PT), que é contrário a alguns pontos da proposta apresentada.

Bruno Farias apresentou dados que apontam o déficit da previdência municipal. “Nós temos dois fundos previdenciários: o fundo previdenciário financeiro, para aqueles trabalhadores que ingressaram no serviço público municipal até 31 de dezembro de 2009; e o fundo capitalizado, para aqueles que ingressaram a partir de 1ª de janeiro de 2010; ambos, deficitários. Em 2020, tivemos um aporte de mais 188 milhões. Essa foi a quantia que a Prefeitura teve que aportar para pagar aposentados e pensionistas. Essa conta não fecha”, exemplificou o líder.

De acordo com o vereador, a proposta enviada pelo Executivo não traz novidades legislativas, copia o que foi aprovado em âmbito federal, estadual e em outras capitais do país. Bruno Farias ainda garantiu que a Prefeitura está aberta ao diálogo, e vem ouvindo diversas categorias. “A prefeitura já conversou com o sindicato de agentes de mobilidade urbana, com o sindicato dos trabalhadores em educação, está conversando com o conselho municipal de saúde, vai conversar com o sindicato dos médicos e receber o sindicato dos auditores fiscais. A prefeitura está debatendo e discutindo com as categorias, e vai discutir com esta Casa, que vai receber a superintendente do IPM Carol Agra”, lembrou.

Fonte: CMJP

Foto: CMJP