sábado, 24 de fevereiro de 2024
Política 14, outubro, 2023

Lucas busca cooperação na China para remédios contra câncer

thumb

Em missão oficial na China, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), se reuniu nesta sexta-feira (13), em Xangai, com executivos do setor de biotecnologia e oncologia.

O objetivo do encontro foi dialogar sobre meios de cooperação entre o Governo da Paraíba, por meio do Laboratório Industrial e Farmacêutico (Lifesa), para ampliar e facilitar o acesso a medicamentos usados no tratamento contra o câncer.

Na ocasião, a delegação paraibana, que também é composta pelo secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra; o presidente do Lifesa, Luciano Piquet; e a diretora industrial do órgão, Claudia Santana, também visitou os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da empresa, cujo nome não pode ser divulgado por questões de confidencialidade.

Segundo o vice-governador, a cooperação com indústrias farmacêuticas chinesas pode facilitar o acesso aos medicamentos, evitando judicializações, reduzindo valor de mercado e possibilitando um tratamento digno para quem enfrenta a doença.

“Sabemos que a realidade do paciente oncológico hoje no Brasil não é fácil. Por mais que o SUS financie o tratamento, muitos medicamentos, pelo preço que custam, precisam ser judicializados para que a pessoa tenha acesso”, disse Lucas.

Ele complementou: “Então, se é possível buscar uma parceria como essa que vai facilitar a vida dessas pessoas na Paraíba, nós não vamos medir esforços para fazer acontecer”.

O secretário de Saúde do estado, Jhony Bezerra, falou sobre a importância da visita e também destacou que a Paraíba reúne todas as condições técnicas para estabelecer a parceria, por meio do Lifesa.

“Foi uma visita muito importante, onde a gente pôde analisar a capacidade técnica e a expertise dessa indústria. A expectativa é que possamos realizar essa cooperação por meio do Lifesa para, inicialmente, realizar a transferência de tecnologia, que possibilitará a comercialização dos medicamentos para todo o Brasil, e em um segundo momento, a instalação de uma fábrica dessa empresa em nosso estado”, afirmou o secretário.

A delegação da Paraíba iniciou a missão oficial na China no dia 10 de outubro, com agendas na província de Jilin, localizada na região Nordeste, e fica no país até o dia 18 de outubro. Ainda estão previstas visitas técnicas e reuniões com executivos nas cidades de Jiande, Chengdu e Pequim.