sexta-feira, 1 de março de 2024
Saúde 5, dezembro, 2023

Maternidade capacita pacientes para realizar manobra do desengasgo em crianças

thumb

AMaternidade Frei Damião, que integra a rede estadual de saúde, está oferecendo para as pacientes da unidade um curso sobre a manobra de Heimlich e a técnica de desengasgo para crianças. Durante o pré-natal de alto risco ou no período de internação, as pacientes são capacitadas pela equipe de enfermagem da maternidade e aprendem como agir em caso de engasgo da uma criança. O ensinamento da técnica passou a ser obrigatório para gestantes e genitores nas unidades de saúde da Paraíba desde o dia 16 de outubro, por meio da Lei Estadual 12.809/2023.

De acordo com a diretora-geral da maternidade, Marcela Tárcia, foram organizados treinamentos para os profissionais que agora estão repassando o conhecimento para as pacientes. “Os profissionais de enfermagem que cuidam das pacientes no pós-parto foram devidamente capacitados para ensinar essas mulheres a agir no caso de engasgo do bebê. As manobras são simples e, se feitas de forma adequada, salvam a vida de uma criança que está com as vias respiratórias obstruídas”, afirmou.

O médico Luiz Filipe Aragão, que atua na Maternidade Frei Damião, foi o responsável por capacitar as equipes da unidade. Ele conta que a taxa de sucesso dessa manobra é altíssima. “A Sociedade Brasileira de Pediatria demonstrou que 94% das aspirações com corpo estranho ocorrem antes dos 7 anos de idade. Esse dado reforça a necessidade da prática e o treinamento das manobras de engasgo para os genitores, com o intuito de salvar muitas vidas”, garante.

Uma das pacientes que participou do treinamento foi Luciana da Silva, de 38 anos, que ficou mais aliviada com as orientações. “Me senti mais confiante para ir pra casa, até porque minha bebê está com refluxo e eu estava muito ansiosa, com medo. Mas depois dessas orientações já entendi como devo agir”.

As unidades da Rede Estadual de Saúde já se adequaram à lei e estão oferecendo as orientações sobre como realizar o desengasgo para as famílias que estão em pré-natal ou após o nascimento da criança, nas maternidades. A manobra de Heimlich (feita por tração abdominal) e a manobra de desengasgo da criança são procedimentos rápidos de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, normalmente alimentos ou brinquedos. Para crianças menores de 1 ano, a manobra de Heimlich é contraindicada por haver riscos de fraturas ou lesões em órgãos internos. Também é preciso garantir que o bebê não está respirando. Se houver choro, não é necessário nenhum procedimento.

Fonte – SECOM-PB