Sexta, 03, Dezembro, 2021
Educação 12, janeiro, 2021

Matrícula na rede municipal de João Pessoa começa sem aglomeração

thumb

As matrículas presenciais para alunos novatos nas escolas e nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) de João Pessoa tiveram início nesta segunda-feira (11) e vão até 8 de fevereiro, quando se inicia o ano letivo 2021. Neste primeiro dia de matrículas, não foi registrada aglomeração em nenhuma unidade de ensino. A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) também adotou medidas sanitárias de combate ao coronavírus, para garantir a segurança de servidores e dos familiares dos alunos. A matrícula está aberta para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O prefeito Cícero Lucena reforça que as famílias não precisam dormir em filas na porta das unidades de ensino, nem se aglomerar para conseguir uma vaga na rede municipal. “Temos a compreensão da insegurança desses pais por saberem da importância da educação na vida dos seus filhos. Por isso, desde sexta-feira passada, equipes da Secretaria da Educação têm ido às escolas, conversado com os pais, distribuído fichas e mostrando que não há necessidade de aglomerar ou formar filas”, destaca.

Cicero Lucena também reforçou que há vagas para todos que queiram estudar em uma das escolas públicas municipais de João Pessoa. “Não tem quantidade de vagas, é a necessidade que tiver. É isso que é importante. Não estamos limitando e sim garantindo as vagas”, afirmou o prefeito.

Acolhimento – Todas as famílias que procurarem as escolas ou os Creis não ficarão do lado de fora expostos ao sol. De forma humanizada, todas as pessoas que recebem fichas estão sendo acolhidas e colocadas para o interior da unidade.

Uma das mães atendidas na manhã de hoje foi a autônoma Karla Santos, que estava a procura de vagas para os filhos de 8 e 10 anos na Escola Municipal Apolônio Sales, no bairro de Cruz das Armas. “Eu já sabia da procedência dessa escola porque eu estudei aqui e queria muito que meus filhos conseguissem uma vaga. Quando cheguei hoje na escola foi bem acolhida. Rapidinho, consegui fazer a matrícula deles”, comemora a mãe.

Só nesse primeiro dia de matricula, a Escola Municipal Apolônio Sales matriculou cerca de 60 crianças. “O pai, a mãe ou o responsável que se dirigir a uma unidade de ensino de João Pessoa e não encontrar mais a vaga desejada, pedimos que venham até a Secretaria de Educação para podermos fazer o direcionar para a escola mais próxima da casa da família’, explicou América Castro, secretária de Educação.

Documentação – Para a matrícula de novatos são requeridas duas fotos 3×4, xerox do cartão do SUS do aluno, xerox do comprovante de residência e do cartão do Bolsa Família (se tiver), declaração ou histórico escolar do aluno e xerox do RG e CPF da mãe.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP