Quarta, 06, Julho, 2022
Saúde 30, maio, 2022

Ministério da Saúde inaugura programa Médicos pelo Brasil em USFs de João Pessoa

thumb

Uma equipe do Ministério da Saúde inaugurou, nesta segunda-feira (30), o programa Médicos pelo Brasil, na Atenção Primária da rede municipal de saúde de João Pessoa. A solenidade de inauguração aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada José Américo, uma das cinco unidades já beneficiadas pelo programa.

O ‘Médicos pelo Brasil’ é um programa federal de provimento de profissionais médicos para a Atenção Primária, iniciado em 2019 num processo de substituição gradativa do programa Mais Médicos. O objetivo é estruturar a carreira médica federal para locais com dificuldade de fixar o profissional.

“O programa busca criar um vínculo permanente entre o médico e a comunidade, promover uma continuidade no atendimento, fazer com que o profissional tenha toda sua carreira naquele mesmo centro para que possa se comunicar e criar um vínculo com a equipe e dar a atenção necessária aos usuários da Atenção Primária”, afirmou Luis Ferreira, secretário de Saúde de João Pessoa.

Para a gerente de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Irna Medeiros, o ‘Médicos pelo Brasil’ é de grande importância para os serviços e a população, pois facilita a contratação e fixação de médicos em áreas de maior vulnerabilidade social. “Estamos preenchendo demandas de unidades nas quais os usuários estavam necessitando desses atendimentos. Atualmente o município de João Pessoa é contemplado com sete vagas do programa, das quais cinco já estão ocupadas e duas aguardando apresentação dos profissionais”, destacou.

Além da USF Integrada José Américo (Equipe Laranjeiras), o programa já está em funcionamento na USF Integrada Funcionários (Equipe Funcionários I), USF Integrada Grotão (Equipe Vista Alegre), USF Nova União e USF José Américo I.

Os profissionais que atuam no programa ‘Médicos pelo Brasil’ são contratados por meio de processo seletivo realizado por meio da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps), com supervisão do Ministério da Saúde. A agência foi instituída em março de 2020 para levar médicos aos serviços de Atenção Primária, além de organizar e qualificar o fluxo de assistência.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP