domingo, 21 de julho de 2024
Saúde 3, outubro, 2023

Opera Paraíba finaliza mutirão com mais de 450 cirurgias de catarata em Taperoá

thumb

OPrograma Opera Paraíba finalizou, nesse sábado (30), no Hospital Distrital de Taperoá, mais um mutirão de cirurgias de catarata que atendeu 456 paraibanos. A ação faz parte da proposta do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para dar agilidade à realização do procedimento, reduzindo assim o tempo de espera.

Foram dez dias seguidos de cirurgias que tiveram início no último dia 21 de setembro. De acordo com o diretor-geral do hospital, Levi Firmino, a iniciativa pôde contemplar paraibanos de 20 cidades do interior. “O Opera Paraíba retornou ao Hospital Distrital de Taperoá e, desta vez, beneficiou a população da 16ª, 6ª e 11ª Regiões de Saúde. Devolvendo a visão aos pacientes, o Programa vem se consolidando por ser o maior de cirurgias eletivas, não só do estado da Paraíba, mas do Brasil”, ressaltou.

O aposentado Antônio Felipe, de 67 anos, que mora em Junco do Seridó, passou por cirurgia durante o mutirão e já no dia seguinte, durante o retorno, conseguiu enxergar bem melhor o rosto da mulher. “Eu só via o vulto. Isso é uma santa. Tá bonita demais!”, comemorou. Segundo a esposa de seu Antônio, sem enxergar, ele sempre deixava os comprimidos, que toma diariamente, cair no chão. “Ele enxergava ruim mesmo, quando tirava o remédio pra tomar, caía no chão e ele nem via, aí eu tinha que entregar na mão dele”, conta.

Outra beneficiada com a intervenção foi a aposentada Maria Medeiros. Ela fez cirurgia no olho direito e já pensa em voltar a participar das leituras nas missas. “Eu era da equipe de liturgia na igreja e tive que sair porque não enxergava mais a Bíblia. Agora, se Deus quiser, eu vou voltar a ler meus evangelhos, que eu gosto muito”, diz.

A cirurgia de catarata é a especialidade que apresenta o maior volume de demandas e procedimentos realizados através do Programa Opera Paraíba.

Fonte – SECOM-PB