sexta-feira, 19 de abril de 2024
Política 21, setembro, 2023

Paraíba sedia reunião do Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária na Expofeira

thumb

Paraíba vai sediar, pela primeira vez, a Reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa). O encontro vai ser realizado, nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), a partir das 8h, durante a Expofeira Paraíba Agronegócios 2023, no Parque de Exposições de João Pessoa. Na oportunidade, serão abordados diversos assuntos relativos à sanidade animal, vegetal, fiscalização de agrotóxicos, inspeção de produtos de origem animal e vegetal. O evento é realizado em conjunto com a Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A gerente executiva da Defesa Agropecuária, Girlene Alencar, comentou que este evento ocorre, em média, a cada seis meses, em vários estados da federação, sendo extremamente importante para o setor agropecuário. “O evento vai congregar todos os dirigentes de todas as defesas agropecuárias do Brasil, em conjunto também com a equipe de 12 servidores do Ministério da Agricultura, dentre eles, o secretário Nacional de Defesa Agropecuária, que trabalha ao lado do Ministro da Agricultura, que é quem coordena todos os trabalhos da defesa agropecuária do Brasil, bem como toda a equipe dele, composta por gerentes de defesa animal, de defesa vegetal, de inspeção de produtos de origem animal e de origem vegetal”, frisou.
Também serão discutidos durante a reunião temas como o controle no avanço de Influenza Aviária; avanços do Programa Nacional de Vacinação contra febre aftosa; controle de trânsito de animais entre estados vizinhos com diferentes status sanitários de vacinação contra a Febre Aftosa; rastreabilidade da cadeia bovina/bubalina; Programa Nacional contra a brucelose e tuberculose; Programa Nacional contra o mormo, entre outros.

Expofeira Paraíba Agronegócios – Acontece no Parque de Exposições até o dia 24 deste mês e entre as atrações, estão palestras, reuniões e seminários sobre temas relacionados ao agronegócio. O evento é uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa)/ Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar) e Sebrae. A entrada é gratuita e com horário de funcionamento das 10h às 22h.

Fonte – SECOM-PB