domingo, 26 de maio de 2024
Política 16, agosto, 2023

Prefeito de São Mamede é preso em operação da Polícia Federal

thumb

O prefeito de Sao Mamede, Umberto Jefferson Morais, foi preso na manhã desta terça-feira (15) pela Polícia Federal, com a colaboração do Gaeco do Ministério Público da Paraíba.

A “Operação Festa no Terreiro 2” investiga esquema de direcionamento de licitações, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. O prefeito é um dos alvos de mandado de prisão.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco no município de Patos e um em São Mamede, além de quatro mandados de prisão preventiva.

Também foi determinado o afastamento de dois servidores dos cargos públicos e o sequestro de bens no valor equivalente a R$ 5.1 milhões. Todas as medidas judiciais foram determinadas pelo desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Os crimes investigados são frustração do caráter competitivo de licitação, violação de sigilo em licitação, afastamento de licitante, fraude em licitação ou contrato, peculato, corrupção passiva e corrupção ativa, todos do Código Penal Brasileiro, bem como lavagem de dinheiro.

Trata-se da segunda fase da Operação Festa no Terreiro, deflagrada em 2/3/2023, quando foram apreendidos documentos e mais de R$ 250 mil em espécie na casa de um dos alvos.

O nome da operação é uma referência ao linguajar utilizado pelos investigados ao combinar o resultado de licitações.

Fonte – Blog Sony Lacerda