Terça, 19, Outubro, 2021
Política 6, fevereiro, 2021

Prefeito discute parcerias entre Município e UFPB no setor de tecnologia e outras áreas

thumb

O prefeito Cícero Lucena e o reitor Valdiney Gouveia tiveram um encontro, na tarde desta sexta-feira (5), onde debateram uma pauta ampla de parcerias entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Também participaram da reunião outros representantes da instituição federal. No encontro, que aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), os gestores debateram, entre outros temas, a oferta de cursos na área de inteligência artificial.

“Estamos montando uma equipe técnica para tocar projetos ousados e buscando parcerias, sendo uma das mais importantes a Universidade. A visita do reitor da UFPB e de outros membros responsáveis por várias áreas de desenvolvimento tecnológico é fundamental”, avaliou Cícero. “Hoje tivemos um momento importante para o futuro dessa cidade, fazendo dela um lugar inteligente e que cuide da qualidade de vida da população”, afirmou.

Entre os projetos discutidos estava o da oferta de cursos na área de inteligência artificial, um programa de grande impacto que pretende, além da formação, garantir a inserção no mercado de trabalho. “Isso vai fazer a diferença na vida dessas pessoas, com trabalho a cidade ganha muito. A equipe está motivada e quer fazer a diferença e dar o melhor exemplo de gestão na área”, afirmou a secretária municipal da Ciência e Tecnologia (Secitec), Margareth Diniz.

Outros temas discutidos no encontro foram o uso de energias renováveis no poder público, propostas de suplementação alimentar infantil, o apoio do Hospital Universitário a programas de saúde e a participação técnica para desenvolvimento do novo código de postura do Município. “É fundamental essa aproximação com a UFPB e, em breve, com outras universidades, para atingirmos o objetivo de fazer de João Pessoa uma cidade moderna, inovadora, humana e solidária”, defendeu o prefeito.

De acordo com o reitor da UFPB, o encontro significa proximidade e a tentativa de que a universidade não pode ficar em uma redoma. “Precisamos ir a campo e mostrar a sociedade que podemos apresentar respostas concretas. Nesse sentido, delineamos um conjunto de atividades em diversas áreas. Há uma agenda ampla com o intuito de oferecer qualidade de vida”, afirmou Gouveia.

O reitor esteve acompanhado dos diretores do Centro de Informática, Hamilton Soares, e de Energias Alternativas e Renováveis, Euler Macedo.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP