Segunda, 21, Junho, 2021
Geral 28, maio, 2021

Prefeitura de João Pessoa firma parceria com Polo de Audiovisual de Cataguases (MG)

thumb

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), firmou parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata, que fica em Cataguases (MG), durante reunião virtual nesta quinta-feira (27). Participaram do encontro o prefeito Cícero Lucena; o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves; o diretor executivo do Polo, César Piva; e Mauri Palos, coordenador do Circuito SP Cine, do Instituto 14 Biz e diretor do Instituto Fábrica do Futuro.

Ao comentar a parceria, o prefeito de João Pessoa ressaltou que essa união vai reforçar o trabalho que a Funjope vem realizando no setor audiovisual. “Foi uma conversa muito importante porque João Pessoa já ocupou espaço nessa área de audiovisual, inclusive com a Cataguases, e isso permite que a gente já tenha algo feito, algo produzido. O que nós estamos desenvolvendo agora com a Funjope é exatamente a retomada desse projeto, mas com força, com energia, com participação da Prefeitura”, assegurou o prefeito.

Ele afirmou ainda que esse é um trabalho que começa imediatamente. “Vamos, cada vez mais, procurar descobrir talentos nessa área aqui na cidade para que essas pessoas tenham a oportunidade de se profissionalizarem e, consequentemente, contribuírem também para o desenvolvimento cultural do país na área do audiovisual”, acrescentou.

Durante a reunião, César Piva mostrou o histórico da experiência bem sucedida de Cataguases e dos interesses e compromisso que ele tem com a cidade de João Pessoa.

Compromisso de governo – Para o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves, este é um compromisso de governo. Ele considera essa parceria um ato de extrema importância e muito esperado pelas categorias do cinema, e que vai promover capacitação, distribuição de cinema, captação de recurso. A parceria é resultado de uma conversa realizada no início do ano com o grupo.

“Essa parceria firmada hoje se reveste de um ineditismo muito grande e de uma importância fundamental para a gente começar uma política de promover uma estruturação do nosso cinema de maneira mais sustentável. Nós vamos, a partir de agora, junto com o Polo Audiovisual de Cataguases, começar um processo de formação, capacitação, promoção de eventos e abertura de salas de cinema”, comentou.

Valorizando o cinema local – A intenção da Prefeitura de João Pessoa com esta parceria é fazer com que a produção cinematográfica da cidade ganhe um contorno no sentido de ter valorização da produção, exibição e circulação, e que os produtores locais consigam visualizar uma agenda de médio prazo, um processo de formação de um campo da própria indústria do cinema no ambiente de João Pessoa.

“A experiência de Cataguases tem uma história muito bonita e sempre manteve um vínculo grande com a cidade de João Pessoa. A gente vai alimentar, ampliar e desenvolver essa experiência dentro de um sonho que foi imaginado lá atrás por muitos diretores e produtores do nosso audiovisual e que agora a gente torna realidade por meio dessa ação do prefeito Cícero Lucena”, disse Marcus Alves.

O chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope, Paulo Roberto de Souza Júnior, considerou que este foi um grande passo rumo à concretização do Complexo de Audiovisual Paraibano. “Teremos muito trabalho pela frente, mas unindo o case de sucesso do Polo Audiovisual da Zona da Mata com o nosso desejo de concretização do Complexo de Audiovisual Paraibano será uma união muito estruturada e com grandes chances de alcançarmos o nosso objetivo maior”, completou.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP