sexta-feira, 1 de março de 2024
Saúde 23, novembro, 2023

Prefeitura orienta sobre a importância da vacinação dos viajantes

thumb

Com as férias se aproximando, as pessoas já devem deixar o cartão de vacina com fácil acesso e atualizado, principalmente para quem pretende viajar, pois esse é um documento importante e indispensável para muitos destinos. Para os viajantes, a vacinação deve ser feita com no mínimo quatro semanas de antecedência. Além de garantir a segurança, muitos países utilizam essa proteção como pré-requisito para admissão de novos visitantes.  

“A vacina é um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos. Além da proteção, a vacinação é fundamental para frear a disseminação das doenças. Uma vez vacinada, a pessoa estará se protegendo tanto individualmente quanto coletivamente. O organismo cria uma memória imunológica por meio da produção de anticorpos específicos para cada doença” explicou o chefe de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, Fernando Virgolino.  

Os órgãos de Vigilância Sanitária e Epidemiológica no Brasil recomendam que os turistas estrangeiros venham ao Brasil com esquema de vacinação completo para difteria, tétano e poliomielite, de acordo com as indicações preconizadas no país de origem. Há, ainda, algumas regiões onde se faz necessário tomar a vacina que protege contra Febre Amarela, indicada para residentes e viajantes que se destinam às Áreas com Recomendação de Vacinação (ACRV), com pelo menos 10 dias de antecedência da data da viagem.  

“As exigências para cada destino podem variar de acordo com cada região. Portanto, é interessante que os viajantes busquem as informações sobre as vacinas necessárias, principalmente sobre viagens internacionais, junto as agências de viagens ou órgãos de controle e Vigilância em Saúde do país de destino, ou ainda, no site oficial da Organização Mundial de Saúde –  OMS”, completou o chefe de Imunização.  

Em João Pessoa, todas as salas de vacinas seguem promovendo a busca ativa e garantindo uma assistência integral e humanizada a toda população nesta quinta-feira (23). A atualização da caderneta pode ser feita nas unidades de saúde da família, Policlínicas Municipais e o Centro de Imunização, no bairro da torre, de acordo com os horários de funcionamento de cada serviço.  

A Prefeitura dispõe também de três pontos extras localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e no Shopping Tambiá, que agora também conta com um ponto fixo, funcionando das 12h às 20h. Ambos com a administração de todas as vacinas, que fazem parte do calendário de rotina e das campanhas ativas, facilitando a vida do usuário que não pode ir até um serviço de saúde durante o horário comercial.  

Contra Covid-19 – As crianças a partir de seis meses de idade, que iniciaram o esquema vacinal devem tomar a segunda dose com 30 dias e a terceira dose com 60 dias, com imunizantes Pfizer-BioNTech baby. Já a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.  

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.  

Documentação – Para ter acesso as vacina, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, além do Cartão SUS, que é um documento oficial do usuário aos serviços de saúde.  

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito. É necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.  

Locais de vacinação em João Pessoa nesta quinta-feira (23): 

Unidades de Saúde da Família (USFs) Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira) *exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto  

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 8h às 16h (sábado)  

Shopping Sul

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 10h às 16h (sábado)  

Shopping Tambiá

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira) 9h às 16h (sábado)  

Vacinação Domiciliar Agendamento: (83) 98645-7727 Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)   Ivomar Gomes  

  • Fonte – SECOM-JP
    Foto – Ivomar Gomes