Domingo, 09, Maio, 2021
Saúde 15, março, 2021

Prefeitura de João Pessoa reforça ações no combate e prevenção ao câncer de mama

thumb

No mês do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de João Pessoa reforça a necessidade de atenção com a saúde das mulheres, sobretudo com a prevenção ao câncer de mama. Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue oferecendo ações voltadas a esse público e, inclusive, lançou recentemente o Plano de Rastreamento Mamográfico. Além disso, o prefeito Cícero Lucena anunciou que em breve transformará o Hospital Santa Isabel em um Centro de Referência em Mastologia.

O novo Plano de Rastreamento Mamográfico consiste na busca ativa de mulheres na faixa etária de referência no combate ao câncer de mama, organizando o atendimento de acordo com o mês de aniversário, de forma a evitar filas, longas esperas e aglomerações.

A partir dos 40 anos, a mulher precisa realizar a mamografia anualmente como forma de prevenção ao câncer de mama. O exame é oferecido gratuitamente na rede de saúde da Capital. Para ter acesso ao serviço, primeiramente, a mulher deve procurar a Unidade Básica de Saúde da Família mais próxima. Após ser atendida por um médico ou enfermeira, o profissional preencherá uma requisição para o exame, que poderá ser enviado aos locais onde o exame pode ser realizado pela própria UBS ou pelo paciente.

Atualmente, a mamografia pode ser realizada nos hospitais Napoleão Laureano e São Vicente de Paulo. Até pouco tempo, o exame também poderia ser feito no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU). No entanto, como o atendimento na unidade de saúde está dando uma atenção especial a pacientes com Covid-19, o serviço está suspenso temporariamente.

Por conta do coronavírus, os cuidados especiais estão sendo realizados para evitar a propagação da doença. De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher da SMS, Joana Barros, além de toda atenção à mulher que já era prestada, as equipes estão tomando todos os cuidados na prevenção da Covid-19, como uso de máscaras e uso de álcool em gel.

“Todos os cuidados em relação a prevenção eles são extremamente importantes, até porque a mamografia é um exame em que ficamos muito próximos ao paciente. A técnica que realiza o exame pega na mama da paciente, gira a paciente, então precisa estar de máscara, bem orientada em relação aos cuidados com a Covid-19. Além disso a paciente também precisa tomar os cuidados para não contaminar a técnica”, explicou.

Novidade – Além de oferecer o exame gratuito para todas as mulheres, a Prefeitura de João Pessoa vai transformar o Hospital Santa Isabel em um Centro de Referência em Mastologia da Capital, que vai elevar ainda mais a qualidade do serviço na área. A obra foi confirmada recentemente pelo prefeito Cícero Lucena.

“Vamos acolher a mulher para que ela se sinta segura, já que para muitas o diagnóstico do câncer é como um sentença de morte. Ela vai fazer exame, e se houver lesão, ela não vai ficar perdida no sistema, se angustiando ainda mais. Nós vamos dar um foco, um apoio para que a mulher cumpra todas as etapas e realize o seu tratamento”, contou Joana Barros, sobre o funcionamento do centro.

Usuárias comemoram – A aposentada Marizete Maria Costa de Souza, de 71 anos, comemorou o anúncio da construção do Centro de Referência em Mastologia. “A gente já esperava há muito tempo um centro como esse, só voltado para as mulheres. Essa ação do prefeito Cícero Lucena que vai ajudar bastante a melhorar a qualidade do serviço”, disse.

Fonte – SecomJP
Foto: Dayse Euzébio