Domingo, 09, Maio, 2021
Política 24, abril, 2021

Prefeitura estuda ações de ordenamento em áreas da orla marítima e Centro Histórico

thumb

A nova política de turismo da Prefeitura de João Pessoa está pautada em projetos de geração de emprego e renda e que passa por um processo de discussões envolvendo diversas instituições públicas e privadas. A busca da melhoria da infraestrutura no Centro Histórico e orla marítima tem sido tratada como uma das prioridades da Secretaria de Turismo. Nesse sentido, estão sendo formados grupos de estudos e um deles tratará diretamente os prédios que pertencem ao patrimônio histórico da cidade, bem como o ordenamento das áreas da orla.

Os secretários de Turismo, Daniel Rodrigues, e o executivo, Ferdinando Lucena, participaram de uma reunião na Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba, nesta quinta-feira (23), oportunidade em que foram discutidas medidas que poderão ser tomadas para restabelecer a ocupação e uso do solo na orla e dos prédios antigos instalados no Centro Histórico.

As etapas para desocupar essas áreas vão além das questões físicas e estruturais. O fator social é uma das maiores preocupações e, por isso, será necessária a integração de instituições que trabalhem com as pessoas em situação de rua, por exemplo. “Pretendemos ampliar a participação das instituições nesse projeto. Não podemos simplesmente excluir as pessoas que habitam em determinadas áreas sem oferecer uma contrapartida. Por isso estamos iniciando esses diálogos”, pontuou o secretário de Turismo.

A reunião contou com a participação da coordenadora de Patrimônio Cultural de João Pessoa, Daniela Bandeira; Welison Silveira, secretário municipal do Meio Ambiente; Hyago Celano, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico (IPHAN); e Arthur Navarro, superintendente do Patrimônio da União na Paraíba. 

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP