Segunda, 24, Janeiro, 2022
Saúde 30, janeiro, 2021

Prefeitura inicia vacinação de idosos acamados com idade acima de 80 anos

thumb

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) segue com a vacinação contra a Covid-19. E nesta sexta-feira (29), a imunização teve início para idosos acamados com idade acima de 80 anos. O atendimento está acontecendo de forma domiciliar para quem já fez o agendamento junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através dos telefones 3214-7219 e 3214-7971.

A primeira vacinada dentro desse critério foi a aposentada Maria Félix de Mendonça, de 103 anos, que mora no bairro do Centro. A filha dela, a professora Maria do Socorro Bezerra, foi quem recebeu uma das equipes da SMS que está fazendo esse atendimento domiciliar. Ela disse que o imunizante chegou num momento muito importante da vida da mãe, que está isolada em casa desde o início da pandemia.

“Estamos tomando todos os cuidados com ela, porque sabemos do risco que tem essa Covid-19. Na condição que ela se encontra, temos que fazer de tudo para protegê-la. Essa é a maior demonstração de amor”, disse Maria do Socorro. “Graças a Deus foi rápido. Hoje, receber o pessoal da saúde aqui foi, com certeza, uma das grandes alegrias da minha vida. Tenho certeza que da minha mãe também, que está acamada há cerca de seis anos, depois de sofrer uma fratura do fêmur”, complementou a filha.

De acordo com o chefe da Seção de Imunização da SMS, Fernando Virgolino, João Pessoa recebeu do Ministério da Saúde 1.330 doses da Coronavac, do Instituto Butantan, que serão suficientes para imunizar, em duas doses, todos os idosos que se encontram acamados e com idade acima de 80 anos na Capital. Ele disse ainda que, para atender a demanda, a SMS preparou um esquema de imunização que envolve a participação de dez equipes de trabalho, formada por um técnico e enfermeiro.

“Fizemos um planejamento para darmos maior agilidade a esse atendimento, que atinge um público dentro dos critérios de prioridade de vacinação nesse momento. Temos, também, os idosos domiciliados, que são aqueles que têm dificuldade de locomoção ou cadeirantes, sofreram AVC, dependem de suporte ventilatório, entre outros”, explicou.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP