sábado, 7 de setembro de 2024
Saúde 17, julho, 2024

Profissionais de saúde orientam sobre vacinação antirrábica preventiva e pós-exposição

thumb

A raiva é uma doença caracterizada como encefalite progressiva, com letalidade de aproximadamente 100%. Infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem. É transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura. A vacinação pós-exposição deve ser iniciada imediatamente ao menor risco de contaminação pelo vírus da raiva.
 
Para vacinação antirrábica, a profilaxia pré-exposição é indicada para pessoas que possam ser expostas ao vírus durante as atividades laborais. Estão incluídos neste grupo médicos veterinários, biólogos, profissionais de laboratório de virologia e anatomopatologia para raiva, estudantes de medicina veterinária, zootecnia, biologia, agronomia, agrotécnica e áreas afins, e para profissionais que atuam no campo na captura, vacinação, identificação e classificação de mamíferos passíveis de portar o vírus.
 
Funcionários de zoológicos, indivíduos que desenvolvem trabalho de campo (pesquisas, investigações ecoepidemiológicas) com animais silvestres, espeleólogos, guias de ecoturismo, pescadores, carteiros e outros profissionais que atuam em áreas de risco também devem tomar o esquema preventivo.
 
A vacina está disponível no Centro Municipal de Imunização (CMI) da Prefeitura de João Pessoa, localizado no bairro da Torre, com o seguinte esquema preventivo: composto de três doses: no dia zero, no 7º e no 28º dia. Recomenda-se completar as doses, mantendo os intervalos, conforme esquema recomendado e não reiniciar nova série. Portanto, o paciente vai tomar a segunda dose quando for ao serviço de saúde, e a terceira, 21 dias depois.
 
Profissionais que realizam pré-exposição devem repetir a titulação de anticorpos com periodicidade, sendo que os que trabalham em situação de alto risco (como os que atuam em laboratórios de virologia e anatomopatologia para raiva e os que trabalham com a captura de morcegos) devem realizar a titulação a cada 6 meses.
 
“No caso de acidente com animais, a primeira orientação é higienizar o ferimento imediatamente, com água corrente em abundância e sabão, e aplicar produto antisséptico. Em seguida, deve procurar um serviço de saúde o mais rápido possível para atendimento e orientações clínicas, que poderá ser iniciado um esquema de profilaxia da raiva humana, prescrito pelo médico ou enfermeiro, de acordo com a avaliação e indicando a aplicação de vacina ou soro”, orientou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
 
Proteção dos animais – A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana. Na rede municipal de saúde esse cuidado com o animal pode ser feito no Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, localizado na rua Walfredo Macedo Brandão, 100 – Jardim Cidade Universitária.
 
Deve-se sempre evitar de se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo. Nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.
 
Atualização da caderneta – Crianças, adolescentes, adultos e idosos devem manter o documento de vacinação em dia. Quem está com a caderneta de vacinação desatualizada coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis. É com esse alerta que a Prefeitura de João Pessoa convoca toda a população para buscar um serviço de saúde mais próximo e colocar em dia a vacinação.  
 
Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.
 
Locais de vacinação em João Pessoa nesta quarta-feira (17):
 
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.
 
Policlínicas Municipais
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
 
Centro Municipal de Imunização
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
8h às 12h (sábado, domingo e feriado – apenas para vacinação de urgência)
 
Home Center Ferreira Costa
Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)
 
Shopping Sul
Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)                    
10h às 16h (sábado)
 
Shopping Tambiá
Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)
9h às 16h (sábado)
 
Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Fonte – SECOM-JP