terça-feira, 28 de janeiro de 2025
Saúde 19, fevereiro, 2022

Profissionais do Instituto Cândida Vargas recebem capacitação sobre aleitamento materno

thumb

O aleitamento materno foi tema de mais uma capacitação promovida para os profissionais do Instituto Cândida Vargas (ICV), que é uma instituição habilitada como ‘Hospital Amigo da Criança e da Mulher’. O encontro profissional ocorreu na manhã desta sexta-feira (18), no Centro de Estudos da maternidade.

Abordando o papel de cada trabalhador para cumprir os critérios globais no incentivo ao aleitamento, foi elaborado um cronograma que se estende a todas as equipes profissionais. Na próxima semana, a capacitação segue de segunda a sexta-feira, em dois turnos, sendo reservada na quarta-feira aos Distritos Sanitários e unidades de saúde.

Segundo a diretora multiprofissional do ICV, Alyne Soares, a maternidade realiza essa capacitação para os profissionais de todos os setores da maternidade. “Estamos enfatizando as informações, tanto a questão das políticas públicas como no manejo clínico de ordenha, falando sobre a importância do estímulo à amamentação. Toda a equipe vai estar mais integrada e, com isso, vamos oferecer mais qualidade na assistência, tanto neonatal como materna”, afirmou.

Quem separou um tempo para participar da capacitação foi o fonoaudiólogo Felipe Gadelha, que destacou a ação como de extrema importância. “Somos um Instituto Amigo da Criança e participar dessa atividade é renovador, pois integra as equipes e nos atualiza com novas informações. Esse processo acontece periodicamente, e já tinha participado de outros, mas a cada treinamento é algo novo”, disse.

O conteúdo oferecido são os critérios globais propostos pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC): 10 passos para o sucesso do aleitamento materno; direito à presença dos responsáveis acompanhando o bebê na UTI/UCIN de forma permanente (24h);  Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e crianças de Primeira Infância, bicos, chupetas e mamadeiras – que corresponde a um conjunto de regulamentações sobre a promoção comercial e a rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade e também o Cuidado Amigo da Mulher; entre outros assuntos.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP