sexta-feira, 1 de dezembro de 2023
Geral 29, julho, 2023

Rádio Tabajara ganha Prêmio do Banco do Nordeste de Jornalismo 2023

thumb

Asérie de reportagens “Na Paraíba o Agro não é pop, não é Tech, mas é tudo… para muitos”, da equipe jornalística da Rádio Tabajara, ganhou o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional 2023, na Categoria Nacional de áudio. Com produção de Fernanda Gonçalves, execução do jornalista Marcos Thomaz e edição de João Lira e Marcos Paaki, a série é dividida em quatro episódios narrando os modelos agropecuários paraibanos com foco principal na agricultura familiar, responsável por 90% da produção estadual.

O jornalista Marcos Thomaz, que recebeu o prêmio em Fortaleza (CE), agradeceu a todos os envolvidos, à confiança da Rádio Tabajara, ao apoio da sua família. “Me sinto muito honrado, reforço a importância do jornalismo profissional e dedico esse prêmio em especial às famílias que foram os grandes protagonistas deste trabalho”, considerou. 

Para Fernanda, todo o trabalho desenvolvido na produção foi intenso e já muito gratificante, desde o início. “Meu maior prêmio foi ter o privilégio de conhecer tantas histórias de vida incríveis, que inspiraram a nossa equipe a produzir um trabalho que ecoou as vozes de grandes seres humanos do campo, e o resultado acabou sendo essa grande premiação. Se eu já estava radiante de felicidade só em ter concluído um trabalho, em equipe, com afinco e zelo, agora, então, com o prêmio, estou transbordando”, revelou.

Já João Lira destacou a alegria por participar deste material. “É uma satisfação fazer parte da equipe vencedora e ter nosso trabalho reconhecido dessa maneira em um prêmio tão importante”. 

O material, que custou um trabalho de pesquisa de meses pela produção, com levantamento de dados, destaques das culturas locais, índices econômicos, métodos produtivos, tecnologia, acesso ao crédito, mas principalmente com foco nas histórias de vida das pessoas envolvidas nesse universo agrário, aqui na Paraíba. Uma série que buscou mostrar a radiografia do setor econômico que põe comida na mesa dos paraibanos todos os dias.

A série ainda retrata um olhar humano sobre as “dores e flores” dos homens e mulheres dos campos da Paraíba, como a personagem Cleide que, expulsa de casa, pariu o primeiro filho em meio à plantação de abacaxi, durante uma enxurrada, e da enxada criou todos os filhos e netos.

Prêmios já conquistados – A equipe de jornalismo da Rádio Tabajara, que integra a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) já conquistou vários prêmios. No final do ano passado, a jornalista Cibelly Correia, repórter da Rádio Tabajara, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, edição 2020, em solenidade conjunta com a edição bienal 2021/22. Já a jornalista Evellyn Lima, repórter da Rádio Tabajara, conquistou a 6ª edição do ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’, na categoria Profissional da Imprensa.

Outros seis troféus vieram para emissora no 1º Prêmio Unimed de Jornalismo 2022, na categoria rádio, quando a Tabajara conquistou o 1º lugar, com a reportagem ‘Corrida de rua: um esporte acessível e democrático’, de Evellyn Lima; o 2º lugar, com a reportagem ‘Aposentados João Pessoa’, de Beth Menezes, e o 3º lugar, com a reportagem ‘Ato de doar’, de Wellington Sérgio.

O Jornal A União, veículo de comunicação impressa da EPC também levou dois prêmios na categoria fotografia para Marcus Antonius e um na categoria de Texto, da jornalista Lucilene Meireles. Foram 79 inscrições, sendo 58 profissionais de diversos meios de comunicação e faculdades de Jornalismo. O prêmio teve como tema “Saúde e Qualidade de Vida em João Pessoa” e foi realizado como parte das comemorações dos 50 anos da Unimed JP.

Sobre o Prêmio BNB – O Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional é promovido desde 2003 e tem por objetivo potencializar a visibilidade de ações capazes de promover o desenvolvimento regional, com sustentabilidade. Concorreram nesta edição produções jornalísticas veiculadas entre 1° de janeiro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023 que retratem ações e projetos situados na área de atuação do BNB, que compreende a Região Nordeste, parte de Minas Gerais e parte do Espírito Santo. A edição 2023 do Prêmio teve como foco para o Grande Prêmio Nacional o subtema “A importância do agronegócio para o desenvolvimento regional”.

Ouça os quatro episódios da série “Na Paraíba o Agro não é pop, não é Tech, mas é tudo… para muitos” através do link registrado em: https://open.spotify.com/episode/6mveQfkUEurPXVakpFjGKs?si=_K5eoNXKQVKMHpfyG8ll0g