sábado, 25 de maio de 2024
Saúde 19, setembro, 2023

Saúde encerra ciclo de capacitação sobre nova metodologia das atividades de vacinação

thumb

A Secretaria de Estado da Saúde encerrou, nesta segunda-feira (18), o ciclo de capacitação sobre o Processo de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) na Paraíba. Participaram das oficinas os coordenadores de Imunização e da Atenção Básica e os secretários de Saúde dos municípios. A qualificação visa melhorar as coberturas vacinais e manter erradicadas, eliminadas e controladas as doenças imunopreviníveis, ou seja, aquelas que podem ser prevenidas por meio de vacinas.

O microplanejamento é uma metodologia proposta pela OPAS/Ministério da Saúde. Uma equipe estadual da Secretaria de Saúde foi capacitada e replicou essa metodologia para os municípios do Estado. Foram realizadas durante o mês de setembro oficinas regionais com 15 turmas em todo o Estado.

A estratégia de multivacinação na Paraíba está sendo implementada em duas etapas, a primeira consistiu nas oficinas, e a segunda etapa refere-se à operacionalização da multivacinação, com o lançamento em 30 de setembro, sendo o período das ações até 14 de outubro, com o Dia D previsto para 7 de outubro, que terá como público-alvo a faixa etária do público menor de 15 anos de idade, para atualização da caderneta de vacinação.

A chefe do Núcleo de Imunização, Márcia Fernandes, explica que os municípios irão trabalhar as quatros etapas do Processo de Microplanejamento para as AVAQs: “A partir de um levantamento e organização de dados, serão planejadas e programadas as ações a serem executadas na multivacinação. Será elaborado um plano de ação para implementação, monitoramento e supervisão das atividades, a fim de que sejam atualizadas as cadernetas de vacinação da população menor de 15 anos de idade”, disse.

Ela reforça que o ponto de partida do microplanejamento é a Unidade Básica de Saúde, e que, após passarem pelas oficinas, os profissionais capacitados deverão reunir-se com as suas equipes para realização do diagnóstico, planejamento e a execução das AVAQs em seus respectivos municípios.

Fonte – SECOM-PB