Quarta, 06, Julho, 2022
Saúde 17, maio, 2022

Secretaria de Saúde alerta para hipertensão e oferta cuidados na Rede Municipal

thumb

Nesta terça-feira (17) é celebrado o Dia Mundial da Hipertensão. Diante da data a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para a importância dos cuidados de prevenção e controle desta doença crônica, que possui assistência contínua nos serviços da rede pública administrada pela prefeitura, começando pela Atenção Básica.

“A hipertensão arterial ou pressão alta é caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, que acontece quando os valores ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9) e faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para distribuir o sangue pelo corpo de forma correta”, explicou a coordenadora da Área Técnica de Doenças Crônicas da SMS, Ana de Lourdes Oliveira.

Dados do Ministério da Saúde indicam que mais de 60% dos adultos com mais de 60 anos são hipertensos. Em João Pessoa, mais de 60 mil pacientes acometidos com pressão alta estão em acompanhamento com as Equipes de Saúde da Família. Em 90% dos casos o problema é herdado dos pais, mas outros fatores, como a qualidade de vida levada e hábitos não tão saudáveis, também podem influenciar o surgimento ou agravo da doença.

“A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Dessa forma, ofertamos nos serviços da rede de saúde todas as formas para controle e prevenção da doença, com atendimento na Atenção Básica, especializada e, sempre que necessário, na rede de urgência e emergência que funciona 24h”, ressaltou a coordenadora da Área Técnica de Doenças Crônicas.

Na Rede Municipal de Saúde o usuário tem acesso a cuidados básicos para prevenção e tratamento da hipertensão, como o atendimento médico e aferição da pressão arterial diariamente nas Unidades de Saúde da Família (USF). Também pela atenção primária, através das Farmácias Polo e pelo programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’ são dispensados medicamentos para controle da doença.

“Problemas como o sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, estresse e obesidade são fatores de risco para a hipertensão. Por isso, é necessário reduzir o consumo do sal, controlar o estresse, abandonar o fumo e moderar o consumo de álcool e, para todas essas questões, a população pode encontrar assistência ofertada na Rede Municipal de Saúde de João Pessoa”, orientou Ana de Lourdes.

Além dos cuidados básicos, manter uma vida mais saudável com dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos são pontos fundamentais para controle da pressão alta. Nesse sentido, a rede de atenção à saúde também oferta serviços específicos como o atendimento com cardiologistas e acompanhamento nutricional nas Policlínicas Municipais, além dos programas ‘Saúde em Movimento’ e as Academias da Saúde para a prática de atividade física.

Para ter acesso a todos os serviços ofertados na Rede, o usuário deve ir até sua Unidade de Saúde da Família de referência ou, para usuários de áreas descobertas, às Policlínicas Municipais, portando cartão SUS e documento de identidade. As USFs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h, já as Policlínicas funcionam das 7h30 às 17h.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP