Quinta, 30, Junho, 2022
Saúde 14, junho, 2022

Secretaria de Saúde promove fórum sobre violência contra a pessoa idosa

thumb

A Secretaria de Saúde de João Pessoa, por meio da Policlínica Municipal da Pessoa Idosa, realiza, nesta quarta-feira (15), o II Fórum de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa. O evento será realizado na Usina Cultural Energisa, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, a partir das 13h, e acontece em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho.

O evento é voltado aos idosos, familiares e profissionais da saúde e tem como objetivo criar um diálogo não apenas com o idoso, mas também com os cuidadores e profissionais de saúde que trabalham com este público e, através de palestras que abordarão diversas formas de violência, gerar uma reflexão.

“Durante o Fórum, que foi pensado para o idoso, abordaremos temas de grande importância para o conhecimento da pessoa idosa, que muitas vezes acaba passando por uma violência e não percebe ou não denuncia, seja por falta de coragem ou de conhecimento”, explicou Maria José Carneiro, diretora da Policlínica da Pessoa Idosa.

Movimento Internacional – Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa em 2006. Por isso, o ‘Junho Violeta’ é um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra essa população. O objetivo da campanha é despertar a sociedade, como um todo, no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que vem sofrendo.

Saúde do Idoso – Para atender a população idosa, a Rede Municipal de Saúde disponibiliza um serviço especializado na Policlínica do Idoso. Para ter acesso aos serviços ambulatoriais, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima, para que seja encaminhado. No caso de especialidades, o usuário pode se dirigir diretamente o serviço. A unidade está localizada na Praça Caldas Brandão, em prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone é 3214-2863.

Fonte: SECOM/JP

Foto: SECOM/JP