Segunda, 21, Junho, 2021
Geral 30, maio, 2021

Sedurb realiza poda de árvores em via do Cuiá e promove mais segurança para pedestres e condutores

thumb

Atendendo a uma demanda antiga da população e para promover mais segurança aos pedestres e condutores que passam pela Rua Adalgisa Carneiro Cavalcante, popularmente conhecida como Ladeira do Cuiá, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de João Pessoa realiza neste domingo (30) a poda das árvores em toda a extensão da via, que liga os bairros do Cuiá e Valentina Figueiredo.

Para o serviço foram necessários 18 profissionais, divididos em duas equipes, realizando a poda e o recolhimento dos entulhos, que são as galhas das árvores. Na ocasião, além da poda preventiva também foi realizada a poda de conformação, que adequa a árvore ao espaço onde está inserida, e a poda de rebaixamento, que evita que copa da árvore fique muito pesada e tombe em períodos de chuvas mais intensas.

De acordo com o diretor de paisagismo da Sedurb, Jair Soares, a ação além de atender uma demanda antiga da população, também segue uma orientação direta do prefeito Cícero Lucena para que todos os espaços da cidade estejam sempre bem cuidados. “Essa ação também garante mais segurança à população que trafega pela área, pois quando realizamos a poda das árvores proporcionamos uma melhor visibilidade da via, o que reflete em uma melhor fluidez do trânsito e mais segurança para os motoristas”, explica.

Para que a poda acontecesse, foi necessário parceria da Sedurb com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), que realizou a interdição de uma das faixas e controle do trânsito local durante o serviço.  A ação também acontece em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) que realizou trabalho anterior de vistoria das árvores.

“Nossa atividade acontece obedecendo todos os parâmetros da legislação ambiental, seguindo laudo de orientação e autorização de serviço emitidos pela Semam. Para isso, antes de chegarmos para realizar a poda, a equipe da secretaria de meio ambiente veio ao local, fez uma vistoria técnica e constatou a necessidade da ação, então emitiu um laudo com todas as orientações necessárias para que nosso serviço acontecesse da forma mais correta e sem prejuízo ao meio ambiente”, conclui o diretor de paisagismo da Sedurb.

Seguindo a orientação do prefeito e atendendo demandas da população, em breve a Sedurb realizará a atividade de poda preventiva em outras localidades da cidade. A população pode solicitar o serviço de poda das árvores de vias públicas através do telefone: 3218-9191.

  • Fonte – Secom-JP

    Foto – Sedurb-JP