sábado, 22 de junho de 2024
Geral 21, novembro, 2023

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa nesta quinta-feira

thumb

omeça, nesta quinta-feira (23), em João Pessoa, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento vai até o sábado (25), das 13h às 18h, no Espaço Cultural, com entrada franca. Realizada pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, a Semana terá palestras e painéis temáticos, estandes com exposições de projetos e produtos, além de mostra de robótica.

Nesta edição, a SNCT tem como tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável” e tem como objetivo popularizar a ciência por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Programação

Quatro palestras serão promovidas pela Secties, quinta e sexta, das 14h às 16h. No  primeiro dia, Daiana Refati e Lamark Rocha, ambos do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) falarão sobre o tema da SNCT. Em seguida, André Agra, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), abordará o tema “Cidades sustentáveis”.

Na sexta, o tema do painel será “A popularização da ciência”, com palestras dos professores Pedro Estrela, do Departamento de Sistemática e Ecologia da UFPB, e Mirleide Dantas Lopes, do Departamento de Física da UFPB.

No sábado, também das 14h às 16h, será realizada a “Oficina de Geotintas – Experimentoteca de Solos”, ministrada por Kalline Almeida Alves Carneiro, do Insa.

A mostra de robótica acontecerá durante os três dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Serão 14 equipes de estudantes que apresentarão seus trabalhos, com demonstração de variados projetos: Caçamba inteligente; Robô enfermeiro; Robonoide: o robô que educa; Veículo interdisciplinar de respostas; Conhecendo o Brasil através da robótica; Ajudando pessoas cegas com a Inteligência Artificial; Robótica inclusiva – aprendendo com sons e rimas; Eclipse; Simulador de terremoto; A junção das cores (The join of the colors); Robô interativo com Inteligência Artificial para auxiliar na robótica da escola; Descarte ecológico gamificado: uma abordagem inovadora para promover a sustentabilidade; Mobilidade inteligente e independência inovadora. Além das demonstrações as equipes também vão explicar aos visitantes como os robôs foram construídos.

No estande da Secties, o público poderá saber mais sobre parcerias da secretaria, projetos financiados pelo Governo do Estado via Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e o projeto do radiotelescópio Bingo, um dos principais do gênero no mundo e que será instalado no município de Aguiar. O estande também será uma área de convivência nos três dias intensos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

SNCT – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT – foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. É promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Coordenação Geral de Popularização e Divulgação da Ciência – CGPC e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congreguem instituições a fim de realizar atividades de divulgação científica em todo o País.

Fonte – SECOM-PB