terça-feira, 28 de janeiro de 2025
Saúde 4, dezembro, 2023

Serviços de saúde realizarão ações preventivas com vacinação

thumb

Durante todo o ano, a Prefeitura de João Pessoa promove ações, por meio da vacinação, para prevenção das ISTs imunopreveníveis. No último mês do ano, o alerta é intensificado em alusão a campanha Dezembro Vermelho, de conscientização para a importância da prevenção contra o vírus HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.  

Na rede municipal de saúde há oferta de vacinas que protegem contra hepatite A e B, além do HPV, dirigida para os tipos mais frequentes (6, 11, 16 e 18), disponível para meninas e meninos de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias; homens e mulheres transplantados; pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia; pessoas vivendo com HIV/Aids e vítimas de violência sexual.  

“Todas as vacinas que integram o Programa Nacional de Imunização são importantes, sobretudo fazemos esse alerta, que na verdade é um apelo, sobre a importância dessas vacinas das crianças, adolescentes e adultos. Na maioria dos casos, as ISTs são silenciosas e assintomáticas. Quando apresentam sinais, eles variam dependendo da infecção, podendo se manifestar por meio de feridas, corrimento e verrugas”, alertou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da SMS.  

Para esta assistência preventiva, nesta segunda-feira (4), os profissionais de saúde promoverão ações com vacinação para todos os públicos nas unidades de saúde da família, que funcionam das 7h às 11h e das 12h às 16h, no Centro Municipal de Imunização e nas Policlínicas Municipais, que atendem no período das 8h às 16h.  

A Prefeitura dispõe também de três pontos fixos localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários; no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h; e no Shopping Tambiá, funcionando das 12h às 20h.  

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.  

As vacinas contra Influenza e Covid-19 estão disponíveis para toda a população acima de seis meses de idade. Já a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.  

Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.  

Vacinação domiciliar – A vacinação domiciliar é destinada as pessoas acamadas e restritas ao leito. Para ser atendido é necessário fazer agendamento ligando para o número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.  

Locais de vacinação em João Pessoa nesta segunda-feira (4): 

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto  

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)  

Shopping Sul

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

10h às 16h (sábado)  

Shopping Tambiá

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)  

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 (apenas WhatsApp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

  • Fonte – SECOM-JP
    Foto – Daniel Silva