sábado, 2 de março de 2024
Política 19, dezembro, 2023

TCE apresenta ’Observatório de Dados’ e deixa alerta a gestores

thumb

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz Filho, reuniu a imprensa, nesta segunda-feira (18), para apresentar o ‘Observatório de Dados Sagres’.

A ferramenta, de fácil utilização, contém informações administrativas dos 223 municípios paraibanos.

Durante a apresentação, Nominando Diniz fez um alerta aos gestores: a não disponibilização das informações ao Tribunal pode gerar inelegibilidade, assim como o não correção feita por meio dos alertas encaminhados aos gestores.

“A não observação dos alertas do Tribunal pode gerar a reprovação das contas do gestor e, por conseguinte, a negativa de registro de candidatura por parte da Justiça Eleitoral”, destacou Nominando.

Para o presidente, a maior beneficiada com a ferramenta é a sociedade, que poderá ter acesso a uma base de dados, onde estão inseridas informações detalhadas sobre as receitas e despesas dos municípios paraibanos.

Os aspectos técnicos para acesso foram apresentados pelo Diretor de Tecnologia da Corte de Contas, Ed Wilson.

O ‘Observatório de Dados Sagres’ disponibiliza aos jurisdicionados e população dados sobre transferências de recursos do Estado e da União, emendas parlamentares, regimes de Previdência, aplicação de recursos na educação, na saúde, despesas com pessoal, execução orçamentária, balancetes e informações sobre indicadores.

Fonte – Blog Sony Lacerda