Sexta, 23, Julho, 2021
Geral 13, junho, 2021

Trabalho da Defesa Civil nos rios urbanos proporciona proteção à população e novo cenário

thumb

Quem passa às margens dos rios urbanos de João Pessoa se depara atualmente com um novo cenário. É que o serviço de limpeza e desassoreamento realizado pela Defesa Civil da Capital está proporcionando não apenas uma maior proteção à população, mas também uma paisagem muito mais bonita e agradável.

Desde o início do ano, a Secretaria Executiva da Defesa Civil vem fazendo constantemente a limpeza e desassoreamento dos rios. Alguns deles, como no caso do ‘Rio Morto’ (trecho do Rio Jaguaribe localizado no bairro do Bessa), não recebia o serviço há cerca de cinco anos.

Além da beleza, a retirada do lixo dos rios proporciona uma maior visibilidade no local e, inclusive, também evita a incidência de insetos. Porém, o mais importante é que esse procedimento remove resíduos e sedimentos acumulados no fundo dos rios, melhorando, portanto, o escoamento das águas. Isso minimiza as inundações no período chuvoso, garantindo uma maior proteção à população, principalmente aos moradores das comunidades ribeirinhas.

“A atual gestão tem procurado realizar um trabalho permanentemente voltado às populações ribeirinhas e ao seu bem-estar. Temos dificuldades, a exemplo da chuva, que atrasa a execução do serviço, como também a ação do próprio ser humano, que desrespeita a ordem natural e degrada, ocupa e destrói. Mas nosso trabalho já resultou em pontos bastante positivos nessas comunidades, que não estão passando por transtornos de maior gravidade, mesmo nesse período de chuva intensa”, afirmou o secretário da Defesa Civil, Kelson Chaves.

O serviço de limpeza dos rios já beneficiou o Bairro São José, a Av. Tancredo Neves, a Comunidade Tito Silva (Miramar), os arredores do Rio Cuiá (trechos próximos ao Valentina/ Mangabeira) e a comunidade São Rafael, no Castelo Branco.

Atualmente, as equipes da Defesa Civil estão executando a limpeza do Rio Jaguaribe, nas proximidades do Jardim Guaíba (Cruz das Armas) e do Rio Cabelo (proximidades da Hilton Souto Maior/ PB-008), além do desassoreamento do Rio Jaguaribe nos trechos do canal do bairro do Bessa (Rio Morto). Em breve, a realidade desses locais também será outra, tornando a paisagem mais agradável, segura e digna de quem passa ou mora próximo.

  • Fonte – SECOM-JP

    Foto – Defesa Civil