sábado, 22 de junho de 2024
Saúde 14, setembro, 2023

Vacinação é a melhor forma de garantir a prevenção de diversas doenças

thumb

As vacinas nunca estiveram tão em pauta como nos dias de hoje, principalmente quando o assunto é relacionado às doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização, como é o caso da meningite. Em João Pessoa, nos últimos meses, foram registrados casos e óbitos de pessoas que contraíram a doença e os profissionais de saúde alertam sobre a importância da prevenção.

“Diversas doenças podem ser evitadas se a vacinação estiver em dia, principalmente no caso das crianças, que sempre estão mais vulneráveis porque ainda estão iniciando ou completando o esquema vacinal. Por isso, alertamos aos pais para se atentarem aos prazos inseridos na caderneta de vacina e que este documento esteja sempre atualizado”, orientou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.

Além da vacina que protege contra meningite, nesta quinta-feira (14), todas as vacinas de campanha contra Covid-19 e Influenza e as demais que fazem parte do calendário de rotina estão disponíveis em diversos serviços de saúde na Capital. Os locais são: Unidades de Saúde da Família (USFs), Centro Municipal de Imunização, policlínicas municipais e ainda no Shopping Sul e no Home Center Ferreira Costa.

Proteção – As vacinas contra Influenza e Covid-19 estão disponíveis para toda a população acima de seis meses de idade. Já a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de quatro meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante.

Embora as pessoas de todas as idades sejam suscetíveis aos vírus Influenza e Covid-19, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença. Nesse sentido, destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais – cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes, imunossupressão, dentre outros. Portanto, todos os esforços devem ser mantidos para vacinar esses grupos prioritários.

Todas as doses disponíveis contra Covid-19 ou Influenza podem ser administradas simultaneamente com qualquer outro imunizante que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito. É necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta quinta-feira (14):

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira – exceto feriados)

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)

Shopping Sul

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

10h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Fonte – SECOM-JP