quarta-feira, 22 de maio de 2024
Saúde 19, abril, 2024

Vacinas contra dengue e influenza estão disponíveis para os grupos recomendados

thumb

As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a influenza e da faixa etária recomendada para o imunizante contra a dengue podem procurar os postos de imunização em João Pessoa, nesta sexta-feira (19), para tomarem sua dose de vacina e se prevenirem contra essas doenças.  

A Prefeitura de João Pessoa ampliou, nesta quinta-feira (18), a faixa etária recomendada para receber a vacina contra a dengue. Agora, podem se imunizar crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, sendo uma ampliação temporária aplicada apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até o dia 30 de abril de 2024.  

As doses da vacina contra a dengue estão disponíveis, exclusivamente, nos postos localizados no Home Center Ferreira Costa, Shopping Sul e Shopping Tambiá. Neste sábado (20), das 8h às 16h, será realizada uma programação especial de imunização contra a dengue no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica).

Orientações – De acordo com Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as vacinas disponíveis são atualizadas, seguras e de fácil acesso em todo Sistema Único de Saúde (SUS). “A imunização é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções causadas pelos vírus da dengue e da influenza”, alertou.  

“Orientamos para quem faz parte do grupo prioritário procure um serviço de saúde e garanta a proteção. No caso de dúvidas, não acreditem em informações falsas e procure se informar com um profissional de saúde nos diversos serviços da Prefeitura de João Pessoa ou com o seu médico”, complementou Fernando Virgolino.  

Dengue – Nos pontos móveis está disponível também a vacina que protege contra a dengue, recomendada para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, com o esquema composto por duas doses e intervalo de três meses entre as doses.  

Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença. O Ministério da Saúde garantiu que será disponibilizada a segunda dose para as pessoas que forem vacinadas dentro da ampliação temporária.  

Influenza – Como a influenza é um patógeno de elevada transmissibilidade, a vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção e combate, uma vez que promove a imunidade durante o seu período de maior circulação, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.  

A vacina é destinada às pessoas que fazem parte do grupo prioritário. São elas: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (aquelas mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.  

Documentação – Para vacinação é necessário apresentar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.  

Locais de vacinação em João Pessoa nesta sexta-feira (19):

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Todas as vacinas de campanha (Covid-19 e Influenza) e de rotina

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Mudança de Vida, Cidade Verde e Jardim Planalto.  

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Todas as vacinas de campanha (Covid-19 e Influenza) e de rotina

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

Home Center Ferreira Costa

Vacinas de campanhas contra a Influenza e Dengue

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)  

Shopping Sul

Vacinas de campanhas contra a Influenza e Dengue

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

10h às 16h (sábado)  

Shopping Tambiá

Vacinas de campanhas contra a Influenza e Dengue

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)  

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 (apenas WhatsApp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

  • Fonte – SECOM-JP
    Fotografia: Arquivo/SECOM