sábado, 12 de outubro de 2024
Saúde 16, julho, 2024

Vacinas contra hepatite B e HPV estão disponíveis e protegem contra ISTs

thumb

A transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ocorrem, sobretudo, pelo contato sexual sem proteção. Dessa forma, o preservativo é a forma mais segura e eficaz de evitar a contaminação. Algumas ISTs, no entanto, também podem ser prevenidas por meio de vacinas disponíveis gratuitamente em João Pessoa pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É o caso do papilomavírus humano (HPV) e da hepatite B.
 
Muito silenciosa, a hepatite B pode levar a cirrose hepática. A doença é uma infecção viral que se desenvolve de modo discreto e silencioso, que prejudica o funcionamento do fígado e, ao longo do tempo, se não for tratada, lesiona consideravelmente os tecidos do órgão. Transmitida por meio de sangue e fluidos corporais, é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), uma vez que a transmissão mais comum é a sexual.
 
Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação, contra a hepatite B, a recomendação é que os recém-nascidos recebam a primeira dose de preferência nas primeiras 12 horas de vida, ainda na maternidade ou, na primeira visita ao centro de saúde em até 30 dias. Depois, o esquema vacinal terá continuidade com a aplicação da vacina pentavalente em três doses, com intervalo de 60 dias entre elas.
 
Para quem tem a partir de cinco anos de idade e não possui comprovação vacinal, incluindo adultos, o esquema de imunização é constituído por três doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose e de 180 dias entre a primeira e a terceira dose.
 
Já o papilomavírus humano (HPV) compreende uma família com muitos subtipos, vários dos quais afetam a região genital, incluindo aqueles responsáveis por desencadear cânceres de colo do útero, vagina, ânus, vulva, pênis e câncer de orofaringe, além de verrugas genitais benignas como o condiloma acuminado.
 
A rede municipal de saúde de João Pessoa disponibiliza o imunizante quadrivalente (HPV4), que protege contra as principais complicações da doença. Existem mais de 100 tipos, sendo pelo menos 14 cancerígenos, conhecidos como de alto risco.
 
Atualmente, o público-alvo é composto por crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, no esquema de dose única; pessoas de 9 a 45 anos que vivem com HIV e Aids; pacientes oncológicos, pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR), e transplantados com três doses; e pessoas de 15 a 45 anos de idade imunocompetentes vítimas de violência sexual. Com essas recomendações, o Brasil é um dos países das Américas que mais ofertam a vacina. O esquema de dose única para crianças e adolescentes imunocompetentes foi adotado recentemente pelo Ministério da Saúde (MS).
 
Recentemente a vacina contra o HPV foi ampliada para população na faixa etária de 15 a 45 anos para quem faz uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), com esquema de três doses, sendo incluído no grupo prioritário para prevenção. A medida visa à prevenção de ISTs e cânceres causados pelo papilomavírus.
 
“Os sintomas de cada IST têm um período de incubação variado e frequentemente podem levar anos para se manifestar. Por isso, é fundamental buscar ajuda médica sempre que houver exposição sexual sem proteção ou caso acredite que ela tenha falhado, a fim de realizar testes e receber orientação adequada”, orientou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
 
Atualização da caderneta – Crianças, adolescentes, adultos e idosos devem manter o documento de vacinação em dia. Quem está com a caderneta de vacinação desatualizada coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis. É com esse alerta que a Prefeitura de João Pessoa convoca toda a população para buscar um serviço de saúde mais próximo e colocar em dia a vacinação.
 
Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.
 
Locais de vacinação em João Pessoa nesta terça-feira (16):
 
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.
 
Policlínicas Municipais
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
 
Centro Municipal de Imunização
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
8h às 12h (sábado, domingo e feriado – apenas para vacinação de urgência)
 
Home Center Ferreira Costa
Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)
 
Shopping Sul
Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)                    
10h às 16h (sábado)
 
Shopping Tambiá
Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)
9h às 16h (sábado)
 
Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Fonte – SECOM-JP