Quinta, 11, Agosto, 2022
Política 7, março, 2022

Vereador critica sistema de transporte público e aumento de passagens

thumb

O aumento das passagens de ônibus e a má prestação dos serviços de transporte público na Capital foram criticados pelo vereador Marcos Henriques (PT), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) Na quinta-feira (3). Com o reajuste de 6% anunciado na última sexta-feira (25), o valor da tarifa de ônibus no município passou de R$ 4,15 para R$ 4,40.

“Isso vai impactar em um aumento de 15% no orçamento das pessoas que ganham até dois salários mínimos. Ou seja, vai empobrecer ainda mais a população, que vai precisar tirar dinheiro da comida para pagar transporte. Denuncio a forma arbitrária com que esse aumento foi colocado, no meio de uma pandemia, com uma discussão mal feita. É uma vergonha votar um reajuste numa sexta-feira de Carnaval”, lamentou o parlamentar.

Marcos Henriques reforçou que o tema de transporte coletivo precisa ser discutido com muita responsabilidade, destacando alguns projetos sobre o assunto apresentados por seu mandato. “Já apresentei 18 projetos sobre esse tema, entre eles o que limita o reajuste de passagens de ônibus aos índices de aumento do salário mínimo e da inflação. Infelizmente, nenhum deles é aprovado, sequer na Comissão de Constituição e Justiça”, protestou.

A má prestação de serviços também foi fortemente criticada pelo vereador. “As pessoas estão sendo desrespeitadas, aguardando até três horas em uma fila para pegar uma condução; os motoristas são explorados, com dupla função; sem falar no descumprimento dos contratos com a oferta de uma frota de veículos velha, com ônibus desconfortáveis, inseguros e sem higiene”, citou Marcos Henriques.

Fonte – SECOM-CMJP